sábado, 23 de abril de 2011

Sem título desde 2006, Liverpool planeja reconstrução do elenco

Apostando em mescla de jovens valores da base com contratações de peso, treinador Kenny Dalglish quer time atento no mercado de verão

Por GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra - Postado por Abraao Na Rede

Lucas Liverpool Jerome Thomas West Bromwich (Foto: AFP)
Lucas é um dos destaques do Liverpool (Foto: AFP)

Os quatro anos sem títulos já estão incomodando um dos gigantes do futebol inglês. Na história, são 18 troféus do Campeonato Inglês, cinco Ligas dos Campeões, três Copas da Uefa (atual Liga Europa), sete títulos da Copa da Inglaterra, sete Copas da Liga e 15 títulos Supercopa da Inglaterra. Desde 2006, no entanto, nada. Por isso, o técnico do Liverpool, Kenny Dalglish, já pensa em reconstruir o elenco para a temporada 2011-2012.

O treinador dos Reds, do brasileiro Lucas, quer ver uma abordagem mais agressiva do clube na janela de transferências do próximo verão. E o pensamento do comandante vai ao encontro do que pensam o Fenway Sports Group, dono do Liverpool, e Damien Comolli, diretor de futebol. A idéia é simples: valorizar as categorias de base e contratar alguns jogadores de peso para darem corpo ao grupo.

– É importante que haja espaço para os jogadores mais novos se desenvolverem, mas isso não pode ser uma desculpa para não gastar com contratações. A idade não quer dizer que um jogador vai jogar bem ou mal, mas se tivermos jovens com talento, eles vão jogar. Se não, precisaremos contratar – explicou.

Nomes na mira não tão conhecidos

Algumas jovens promessas, que despontaram nesta temporada, como Martin Kelly, Jay Spearing, John Flanagan e Jack Robinson devem ser valorizados no próximo ano. Assim como os recém contratados Andy Carroll e Luis Suárez, que, juntos, custaram quase 58 milhões de libras (R$ 149 milhões). Além disso, a imprensa inglesa especula que Gary Cahil, do Bolton, Charlie Adam, do Blackpool, Ashley Young, do Aston Villa, e José Enrique, do Newcastle, estariam na mira do Liverpool.

– Todo verão é importante para o clube. Quanto melhor você contratar, melhor o clube vai se sair. Se você fizer bons negócios, tem mais chance de conquistar títulos. A próxima janela de transferências será fundamental para o Liverpool e para todo os outros grandes clubes – disse o treinador, que acredita que o clube está em constante evolução.

– Acredito que a frase para o momento é ‘trabalho em andamento’. Para todos, tanto os diretores quanto nós no futebol. Não acredito que seria justo julgar nada neste momento. Estamos em um projeto de reconstrução e avaliar como vamos nos sair em um ano ou dois – completou.

Com 49 pontos, o Liverpool ocupa o sexto lugar na tabela e está a cinco pontos do Tottenham, quinto colocado, que está garantindo uma vaga na próxima edição da Liga Europa. Na próxima rodada, os Reds recebem o Birmingham, em Anfield.

Nenhum comentário: