segunda-feira, 25 de abril de 2011

GUERREIROS SOMOS NÓS

Por Marcio Neves - Flamengo RJ - Postado por Abraao Na Rede

Amigos rubro-negros, se havia alguma coisa me irritando no futebol era esta tentativa de vincular o Fluminense a um time de guerreiros. Desde que me entendo por gente, time de guerreiro é o Flamengo. É o time da raça. Ponto final.

Os feitos recentes do time da UNIMED foram exaltados como se nenhum time do Brasil tenha tido reações inesperadas contrariando os “sábios” matemáticos esportivos que fazem projeções estatísticas com base no passado. Apenas para ficar no nosso clube, quem não se lembra da nossa reação em 2005, quando não apenas os matemáticos como toda a torcida arco-íris nos davam com rebaixados. Em 2007 a mesma reação, nos levando inclusive à Libertadores de2008. E o título de 2009, quando tínhamos as mesmas chances de título que eles para ficar na primeira divisão e apenas o feito deles é reverenciado como um milagre.

No Fla-Flu de hoje provamos quem é guerreiro. Contrariando a tudo e a todos, sem nossos jogadores de maior experiência como Léo Moura, Maldonado e R Gaúcho, mostramos quem é quem. Se não foi a atuação que ainda aguardamos ao menos foi uma atuação de muita raça, conseguindo equilibrar uma partida que se mostrava totalmente desfavorável.

WILLIAMS

Para simbolizar esta atuação de brio temos que destacar o Williams, que hoje se superou em todos os sentidos. Quem acompanha minhas colunas sabe que não morro de amores pelo seu futebol, mas sinto o maior prazer em reconhecer como ele vem evoluindo, tanto em reduzir o número de faltas desnecessárias como no passe.

Um monstro, é o único adjetivo que tenho para representar a sua atuação.

RONALDINHO GAÚCHO

Observei alguns comentários ao longo da semana e percebi uma certa impaciência de alguns torcedores com o Ronaldinho Gaúcho.

Acho que existem algumas coisas que podem explicar um pouco esta reação de parte da torcida e o desempenho de Ronaldinho:

· excesso de expectativa em relação ao seu futebol, querendo ver o mesmo Ronaldinho de 2004 e 2005 no Barcelona. Se o Ronaldinho tivesse condição de reeditar aquela fase de ouro, os times europeus não teriam deixado retornar ao Brasil. Mesmo incapaz de repetir seu desempenho de seis anos atrás, se Ronaldinho conseguir jogar 50% do que jogava já será bastante útil ao nosso time;

· readaptação ao ritmo do futebol brasileiro;

· marcação cerrada de um jogador e mais um na sobra;

· indefinição do esquema tático, tendo Ronaldinho já jogado como meia, como centro-avante e como segundo atacante pela esquerda;

· má desempenho dos nossos atacantes.

Acredito que quando jogarmos contra times grandes, como nas finais do estadual e no Brasileiro, o Ronaldinho poderá mostrar a sua utilidade ao nosso time.

ELENCO

Há um mês do início da competição mais importante e mais difícil que é o Campeonato Brasileiro, nosso elenco precisa passar por uma revisão. Ao contrário do que muitos pregam, não considero nosso elenco entre os três melhores do país.

Portanto, se pretendemos disputar um campeonato brigando pelo título ou pelas três primeiras colocações, precisamos nos reforçar.

Pretendo dedicar uma próxima coluna para este tema, mas antecipo que além de atacante, lateral esquerdo e zagueiro, como clama a maioria, devemos prestar atenção ao nosso meio-de-campo, onde não temos jogadores que saibam marcar e sair para o jogo, fraqueza exposta pela nova contusão do Maldonado.

Saudações rubro-negras.

Nenhum comentário: