terça-feira, 26 de abril de 2011

A dois passos do paraíso, Schalke e United iniciam briga por vaga na final

Time inglês busca chegar à terceira decisão da Liga nos últimos quatro anos, enquanto alemães querem deixar para trás mais um favorito ao título

Por Thiago Barros Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

O sonho de ir ao novo Wembley motiva até quem já esteve lá e conquistou títulos, como o Manchester United. E aos que nunca pisaram no estádio, mas que surpreenderam a Europa ao eliminar o atual campeão Inter de Milão, caso do Schalke 04. A dois passos do paraíso, ingleses e alemães iniciam, nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), o duelo por uma vaga na decisão da Liga dos Campeões, no dia 28 de maio, em Londres. A partida terá transmissão em tempo real do GLOBOESPORTE.COM.

Rooney no treino do Manchester United para a Liga dos Campeões (Foto: Reuters)
Rooney voltou a jogar bem e é um dos principais nomes do Manchester United em Gelsenkirchen (Reuters)

O elenco forte e experiente do Manchester United vai à Gelsenkirchen buscando deixar para trás a eliminação para outro alemão, o Bayern de Munique, no último ano. Tentando chegar à terceira decisão da Liga nos últimos quatro anos, os Diabos Vermelhos são favoritos, mas enfrentam uma zebra que chega credenciada por eliminar o Inter de Milão e que conta com o maior artilheiro da história da competição, Raúl, com 71 gols. O duelo promete.

– O Schalke é um time forte, surpreendeu o Inter de Milão e temos que tomar bastante cuidado. Não existe favoritismo. Sabemos que o jogo vai ser complicado e o time vai entrar em campo muito focado para conseguir um bom resultado neste primeiro jogo. Sabemos que a final vai ser em casa, somos o único clube inglês na competição e seria muito legal poder chegar à final e jogar perto da nossa torcida. Vamos nos doar ao máximo para buscar essa vaga – disse o lateral direito brasileiro, Rafael, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

United aposta na força do elenco

A principal arma do United para confirmar o favoritismo é a força de seu grupo. O técnico, Sir Alex Ferguson, ainda não definiu quem começa jogando contra o Schalke, mas a base não deve fugir da que vem atuando regularmente pelo Campeonato Inglês. Certo é que a equipe estará bem representada, independente dos 11 escolhidos pelo comandante.

rafael manchester united Koscielny arsenal (Foto: agência Getty Images)
Rafael espera voltar a jogar nesta terça, contra o

Schalke 04 (Foto: agência Getty Images)

– O elenco é cada vez mais importante. A seqüência de jogos agora é fundamental. São partidas decisivas, tanto na Liga dos Campeões como no Campeonato Inglês, e por isso ter jogadores à disposição e com qualidade em todas as posições é fundamental. O time não tem muitos craques, mas tem muitos jogadores de alto nível, como o Nani, o Rooney, e formam um elenco forte. Acho que esse é o nosso grande diferencial – explicou Rafael, que vive a expectativa de voltar ao time titular após desfalcar a equipe nos últimos quatro jogos, por conta de uma lesão.

– Estou 100% e confiante para jogar. Voltei na hora certa, em um momento decisivo, com muitos jogos importantes, como esse contra o Schalke, as partidas contra o Arsenal e o Chelsea, depois o segundo jogo da Liga... É uma hora importante para voltar. Ainda não sei se começo jogando, meu irmão também pode jogar, mas independente de ser titular ou não, estou feliz por estar de volta e tomara que o retorno seja com uma vitória – ressaltou.

Outro ponto que o United pretende aproveitar é o regulamento da Liga. Assim como foi contra o Chelsea, quando venceu por 1 a 0 fora de casa, o time promete correr atrás para marcar fora de casa contra os alemães.

– Temos que buscar fazer um gol. Sempre é importante marcar fora de casa em competições como a Champions League, mas também é sempre fundamental não se esquecer da defesa. Temos que marcar bem e também tentar evitar ao máximo que o time tome gols – completou Rafael.

Schalke tem o “jogo de sua vida”

Ralf Rangnick, técnico do Schalke, durante coletiva (Foto: AP)
Ralf Rangnick, técnico do Schalke, diz que esse é

o jogo mais importante de sua vida (Foto: AP)

Para os alemães, é "jogo da vida" para muitos. O técnico Ralf Rangnick lembrou que poucos jogadores tiveram oportunidade de atuar em partidas tão importantes quanto essa. Segundo ele, a equipe entrará em campo muito motivada para conquistar uma vaga na decisão da Liga dos Campeões.

– Sabem quantos jogadores do meu time já jogaram partidas tão importantes como essa nos últimos anos? O mesmo serve para mim. È o maior jogo da minha história até agora. Com certeza será um grande jogo. Temos que estar focados – afirmou Rangnick, que acredita que o duelo com o United será mais difícil do que contra o Inter de Milão.

– Sabemos que o Manchester é um time melhor organizado do que o Inter, então não será fácil de marcar gols. Temos que tentar ser um time compacto também, para irmos para a Inglaterra com chance de vencer. O time deles tem muitos talentos ofensivos, ainda mais nas alas, então temos que encontrar um equilíbrio entre defesa e ataque – encerrou.

Esta é a primeira vez que o Schalke 04, campeão da Liga Europa na temporada 1996/1997, chega tão longe na Liga dos Campeões, enquanto o Manchester, tricampeão da competição mais importante do futebol europeu, chega à sua 12ª semi, tendo vencido quatro e perdido sete.

Raul e jogadores no treino do Schalke (Foto: AP)
Raúl aquece com outros jogadores na Arena AufSchalke que estará lotada nesta quarta-feira (Foto: AP)

SCHALKE x MANCHESTER UNITED
Neuer, Uchida, Höwedes (Matip), Metzelder e Sarpei; Papadopoulos, Matip (Baumjohann); Farfán e Jurado; Raúl e Edu. Van der Sar, Rafael (Fábio), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Giggs, Park e Nani; Rooney e Chicharito.
Técnico: Ralf Rangnick. Técnico: Alex Ferguson.
Estádio: Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen (Alemanha). Data: 26/04/2011. Árbitro: Carlos Vellasco (ESP). Assistentes: Roberto Alonso e Jesús Calvo (ESP).

Nenhum comentário: