sexta-feira, 29 de abril de 2011

Irritação de Bob chega ao vestiário, e Enderson admite: ‘Eu errei’

Volante não aceita desculpas do treinador após ser escalado fora de posição e substituído 29 minutos depois. Jogadores se solidarizam com companheiro

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Irritação em campo e no vestiário. Vaiado pelo torcedor e substituído 29 minutos após entrar em campo na vitória do Fluminense por 3 a 1 sobre Libertad, nesta quinta-feira, no Engenhão, pelas oitavas de final da Libertadores, Fernando Bob não demonstrou somente com atitudes ao dar lugar a Araújo, aos 26 do segundo tempo, sua insatisfação com Enderson Moreira. Nos bastidores, o treinador tentou se desculpar com o volante pelo episódio e não teve o pedido aceito.

Escalado no lugar de Julio Cesar, que lesionou o joelho, Bob entrou em campo para atuar em uma função que não está acostumado e teve desempenho tímido. Diante do gol de empate dos paraguaios, o volante foi escolhido, ao lado de Ricardo Berna, como culpado pela situação difícil do Flu na partida. Minutos após o início das vaias, foi sacado para dar lugar a Araújo. A irritação com a substituição ficou evidente assim que ele viu seu número ser exibido na beira do campo.

Em um primeiro momento, Fernando Bob caminhou lentamente rumo a linha lateral. Os protesto da torcida geraram um trote em direção ao vestiário. No caminho, porém, o jogador sequer olhou para os lados, ignorou tanto Araújo quanto Enderson Moreira, e tirou a camisa antes mesmo de descer as escadas do Engenhão. Ainda em campo, outros jogadores se mostraram solidários ao companheiro, pedindo aplausos e surpresos com a alteração.

Enquanto Marquinho e Conca marcavam os gols que deram ao Tricolor a vantagem para o jogo de volta, no Paraguai, Bob tomou banho e aguardou o fim da partida. Minutos após o apito final, deu os parabéns aos companheiros e teve um rápido encontro com Enderson, que, diante da situação, se desculpou e tentou se justificar. O volante, por sua vez, não foi receptivo ao pedido de desculpas, retrucou rapidamente e deixou o local. Novamente os jogadores foram solidários e contrários tanto a escalação do jogador fora de posição quanto a sua substituição.

O volante Diguinho, por exemplo, dedicou a vitória ao companheiro:

- O grupo está de parabéns. Quero dedicar essa vitória ao amigo Fernando Bob. A torcida o vaiou quando ele estava em campo, mas temos que pedir paciência já que ele é um jogador de qualidade. Precisamos dele para essas batalhas.

Perguntado sobre o contato que teve com Bob após a saída intempestiva de campo, Enderson Moreira evitou entrar em detalhes, mas justificou sua posição.

- Nesse momento é bom nem falar muito. Entendo a situação dele. No Brasil há a cultura de que jogador que entra não pode sair. Mas às vezes não encaixa. Não posso esperar acabar o jogo para mexer. Tive que tomar uma decisão que não é comum nem rotineira.

O treinador reconheceu também ter feito a escolha errada ao escolher o volante para desempenhar a função de Julio Cesar.

- O Bob é um jogador excepcional. Eu errei. Achei que poderíamos fechar o espaço e o coloquei em uma situação difícil. Quando ele começou a não conseguir dar andamento, a carga estava pesada, e tive que corrigir o erro. Ele não tem culpa de nada. Tive que tomar uma decisão. Podia dar certo, mas deu errado. Não queria tirar o Valencia, que estava sendo importante, e não tinha um lateral de ofício. Tive que pensar rápido e fiz uma coisa que não funcionou.

Mesmo diante do episódio, o comandante interino tricolor garantiu que não se privará de voltar a utilizar Fernando Bob. Porém, em sua posição de origem.

- Se tivermos que colocá-lo novamente na posição dele, vamos colocar. É um menino talentoso e com um caráter acima da média.

Por fim, Enderson Moreira pediu que as vaias ao jogador não se repitam.

- A torcida do Fluminense é maravilhosa, fez uma festa fantástica mesmo com o atraso (do jogo), mas é preciso dar apoio. Quem tem que ser vaiado, neste caso, é o treinador, não o jogador.

Podendo perder por um gol de diferença para avançar às quartas de final da Libertadores, o Fluminense volta a encarar o Libertad na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Nenhum comentário: