sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sul-Americana: o caminho mais curto para a Libertadores

Flamengo terá que entrar mais 20 vezes em campo, no Brasileiro, para, ao menos, assegurar a vaga na competição continental

Por Lancepress - Postado por Abraao Na Rede

A classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, fato inédito nas quatro participações do Flamengo na competição, suscitou uma dúvida que diz respeito às prioridades do time até o fim da temporada.

Ronaldinho

Na disputa pelo título brasileiro e na zona de classificação para a Libertadores, o Rubro-Negro, agora, se depara na Sul-Americana com um caminho mais curto que garantiria um lugar na Libertadores em 2012. Pelo Brasileirão, os comandados por Vanderlei
Luxemburgo terão de entrar em campo mais 20 vezes para, ao menos, assegurar a vaga na competição continental.

Com menos da metade desses compromissos, no entanto, o Flamengo pode alcançar esse objetivo. Caso dispute o título, o Rubro-Negro jogará apenas mais oito partidas pela Copa Sul-Americana.

Vanderlei Luxemburgo não tem dúvidas de que o foco está voltado para o Brasileirão. O treinador, porém, admite que a Sul-Americana, chamada por ele de competição paralela, terá também a sua devida atenção dentro do que está no planejamento da comissão.

- Temos de priorizar o elenco. Todos são peças importantes.
Na competição mais complicada, que é o Brasileiro, usamos o time principal. Em outras, fazemos mudanças necessárias - comentou o treinador.

Caso os objetivos do clube sejam contemplados, o Flamengo terá mais 28 compromissos até dezembro. Precavido, Luxemburgo se volta para o Brasileirão enquanto espera pelo próximo duelo pela Sul-Americana, ainda sem data marcada.

- São muitos jogos, 12 nos próximos 40 dias. A possibilidade de lesão é grande - comentou.

Os atrativos da Sul-Americana

Relegada a segundo plano pela maioria dos clubes brasileiros, a Copa Sul-Americana tem os seus atrativos. Veja abaixo:

Vaga na
Libertadores: Enquanto no Brasileiro o time precisa disputar 38 jogos para tentar se garantir entre os quatro primeiros e assegurar a vaga na Libertadores, na Sul-Americana, até a final, são dez jogos e a garantia, em caso de título, de disputar o principal torneio sulamericano no ano seguinte. Além disso, o time ganha experiência para a Libertadores. Em 2008, Estudiantes foi vice da Sul-Americana e no ano seguinte faturou a Libertadores.

Prêmios: Os clubes ganham prêmio a cada fase que avançam e negociam cotas de publicidade em seus jogos.

Marca exposta: Clube ganha visibilidade internacional e o campeão
joga no ano seguinte a Recopa, disputada desde 1989.

Caminho na Sul-Americana

Oitavas de final: A Confederação Sul-Americana de Futebol ainda não definiu a data do confronto. O Flamengo enfrentará o vencedor do duelo entre Universidad de Chile e Nacional, do Uruguai. Os jogos acontecerão nos dias 13 de 21 de setembro. O primeiro confronto será no Chile.

Quartas de final: Caso se classifique à fase seguinte, o Rubro-Negro poderá ter como adversários Arsenal ou Estudiantes, da Argentina, Olímpia, do Paraguai, ou Emelec, do Equador. Os confrontos entre esses times pela segunda fase estão marcados para setembro.

Semifinal: Se chegar até essa fase, o Flamengo poderá enfrentar adversários tradicionais como o Independiente, da Argentina, e atual campeão da Sul-Americana, São Paulo ou também o Libertad, do Paraguai. Outros desconhecidos como Juan Aurich (PER) e Trujillanos (VEN).

Final: Clássicos contra o Vasco ou Botafogo poderão acontecer na Sul-Americana desde que os rivais cheguem até essa fase. Outros possíveis adversários em uma eventual final são Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield (ARG), Universidad Católica (CHI) e Deportivo Cali (COL).

Nenhum comentário: