sábado, 6 de agosto de 2011

Fla x Coxa: duelo de aproveitamentos similares e colocações bem diferentes

Clubes, que se enfrentam neste sábado, no Engenhão, têm retrospecto parecido no ano. Mas, no Brasileiro, cariocas estão bem acima na tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

montagem Ronaldinho Flamengo Bill Coritiba (Foto: Editoria de Arte)
Ronaldinho e o artilheiro Bill, destaques de Fla x
Coritiba neste sábado (Foto: Editoria de Arte)

O Flamengo recebe o Coritiba neste sábado, às 18h30m, no Engenhão, no duelo entre duas equipes com os melhores aproveitamentos na atual temporada, mas com realidades distintas no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Rubro-Negro ocupa a vice-liderança da competição com 30 pontos, o Coxa está na décima colocação, com 18.

O time de Vanderlei Luxemburgo luta para manter a invencibilidade no Brasileirão. Até agora, foram oito vitórias e seis empates. O Rubro-Negro é a equipe que menos perdeu na temporada no futebol brasileiro: só uma derrota (2 a 1 para o Ceará, no Engenhão, pelas quartas de final da Copa do Brasil). E para manter a boa fase o Rubro-Negro aposta em Ronaldinho Gaúcho, artilheiro da competição, com nove gols, e 14 no ano.

Em toda a temporada, o Flamengo tem aproveitamento de 71,5%: 24 vitórias, 16 empates, uma derrota, sendo 72 gols marcados e 32 sofridos. O Coritiba disputou 48 jogos em 2011: 34 vitórias, seis empates e oito derrotas. No Brasileiro, a equipe acumula cinco vitórias, três empates e seis derrotas. O aproveitamento geral da temporada, porém, impressiona: 75% dos pontos conquistados. O time tem o melhor ataque do futebol brasileiro, com 110 gols marcados. Bill, com 21 gols, é o maior goleador da equipe em 2011.

Elmo Alves Resende Cunha (GO) será o árbitro da partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Christian Passos Sorence (GO).

O SporTV transmite o jogão para todo o Brasil, exceto Rio de Janeiro, que pode assistir à transmissão pelo Première (pay-per-view). O GLOBOESPORTE.COM acompanha Flamengo x Coritiba em tempo real, com vídeos.

header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)

Flamengo: o time de Vanderlei Luxemburgo quer se manter colado no líder do Brasileirão, o Corinthians, que tem 31 pontos, um a mais do que o Flamengo, mas com uma partida a menos. O Rubro-Negro vem embalado com as vitórias sobre o Santos (5 a 4), Grêmio (2 a 0) e Cruzeiro (1 a 0). Depois do compromisso com o Coritiba, a equipe voltará suas atenções para a Copa Sul-Americana. O Flamengo estreia na quarta-feira, contra o Atlético-PR, no Engenhão..

Coritiba: apesar de ocupar a melhor posição nesse Brasileirão (está em décimo), o Coxa quer mais. A meta proposta no iníco da competição é terminar no G-4 e conquistar uma vaga na Libertadores-2012. Uma derrota (para o São Paulo) e um empate (com o Palmeiras) em casa atrapalharam a ascensão coxa-branca, que agora precisa recuperar os pontos fora de casa..

header as escalações 2

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Ronaldo Angelim e Airton, ambos suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo contra o Cruzeiro. A tendência é que Bottinelli seja mantido no meio-campo. Na zaga, Welinton formará dupla com David Braz. O Rubro-Negro carioca irá a campo neste sábado com Felipe, Léo Moura, David Braz, Welinton e Junior Cesar; Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira preferiu fazer mistério sobre o time entra em campo para enfrentar o Flamengo. Sem desfalques em relação à última rodada, o treinador conta com o retorno do lateral-direito Jonas. Se mantiver a base que vem usando nos jogos anteriores, o Coxa vai com: Edson Bastos; Jonas, Emerson, Jéci e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill..

quem esta fora

Flamengo: Alex Silva segue em trabalho de preparação física e só deverá fazer sua estreia no dia 12, contra o Figueirense. Luiz Antonio, recuperado de uma luxação no ombro direito, já treina com bola, mas só será relacionado para o jogo com o Atlético-PR, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Maldonado segue em recuperação da cirurgia no joelho ,realizada no dia 26 de maio. Airton e Angelim cumprem suspensão..

Coritiba: todas as ausências são provenientes do departamento médico. O zagueiro Pereira está iniciando o seu tratamento e ficará mais duas semanas fora; o atacante Everton Costa já está trabalhando com bola e deverá ser liberado na próxima semana; e os volantes Willian e Djair continuam tratando uma pubalgia..

header pendurados

Flamengo: Bottinelli e Renato têm dois cartões amarelos.

Coritiba: Bill, Everton Costa, Maranhão e Rafinha.

header fique de olho 2

Flamengo: Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves novamente estarão no centro das atenções. O camisa 10 é artilheiro do Brasileirão, com nove gols. No ataque, Deivid terá mais uma chance para provar que está com faro de gol. O atacante fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro na última quarta-feira.

Coritiba: nos contra-ataques alviverdes. Como o Flamengo é um time que gosta de jogar ofensivamente, poderá deixar alguns espaços para os rápidos contra-ataques do Coxa, que lidera o fundamento no Brasileirão, com 49. As principais investidas são ligadas pelas laterais ou pelos volantes Leandro Donizete e Léo Gago, passando pelos meias Tcheco e Rafinha, até chegar aos pés dos atacantes Marcos Aurélio e Bill.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “O Coritiba chegou à final da Copa do Brasil não foi pedindo por favor para ninguém. É uma grande equipe, que faz muitos gols e gosta de jogar no contra-ataque”.

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: “Esses são os jogos bons e especiais de se jogar. É muito melhor enfrentar um time com a grandeza do Flamengo, que vai nos atacar e que podemos aproveitar espaços deixado pelo adversário. É um jogo que consagra uma equipe, um trabalho. Esse é o sentimento que passo para os jogadores e a gente vai levar para o campo também. Impor nossa condição e não temer ninguém”.

header números e curiosidades

* Quem venceu mais? Confira na Futpédia quem leva vantagem no confronto.

* O primeiro confronto entre Flamengo e Coritiba em Brasileiros aconteceu no dia 25 de setembro de 1971, no Maracanã. A partida terminou empatada em 1 a 1, gols de Tião Abatiá para o Coritiba e Rodrigues Neto para o Fla.

* A média de gols dos jogos entre Flamengo e Coxa em Brasileiros é de 2,78 por partida. O jogo com o maior número de gols marcados no confronto aconteceu em 1980, quando o Rubro-Negro venceu por 4 a 3 no Maracanã.

* A história registra apenas dois empates sem gols entre Fla e Coxa em Brasileiros, que aconteceram em 1996, em Curitiba, e em 2004, no Maracanã.

Nenhum comentário: