domingo, 3 de abril de 2011

‘Football is God’ – Um documentário sobre a paixão xeneize

Por Blog Futebol Argentino - Postado por Abraao Na Rede


Neste domingo, o Boca Juniors completa 106 anos de existência. Em 3 de abril de 1905, no bairro de La Boca, a beira do Rio Riachulo, então porto de Buenos Aires, alguns moradores do bairro fundaram um dos clubes mais tradicionais da Argentina: o Boca Juniors.

Certa vez, quando produzi um documentário sobre o bairro de La Boca, o então presidente do Boca Juniors, Pedro Pompillio, hoje falecido, me confidenciou que as pessoas vão conhecer a Bombonera como se fossem ao Coliseu Romano. E, isto se dá, principalmente, pelo amor que os torcedores xeneizes tem pelo seu time.

O estádio e o amor de seus torcedores pelo Boca Juniors ultrapassam as fronteiras argentinas. Tanto que um dos pontos de maior visitação de turistas em Buenos Aires é justamente o bairro de La Boca. Não bastasse isso, um documentário dinamarquês pretende mostrar aos que não conhecem e, até mesmo àqueles que já sentiram o gosto de estar em uma partida do Boca Juniors e querem relembrar, o que é a paixão xeneize.

O diretor dinamarquês Ole Bendtzen produziu o documentário chamado ‘Football is God’, no qual retrata a história de três torcedores do Boca Juniors. Pablo, Tita e Hernán mostram, em 53 minutos, o que é ser torcedor do maior clube da Argentina, e como é sentir esta paixão.

- Disse Romário: ‘Joguei pelo Barcelona e Brasil por todo mundo, em todos os grandes estádios, mas nunca experimentei nada comparável a jogar na Bombonera contra o Boca. É o mais perto do inferno’… Football is God é um apaixonante passeio pelas paixões. E pela Bombonera. E por uma parte da psique argentina vista por um estrangeiro.

Por enquanto, o documentário não está em cartaz no Brasil. Poderá ser visto na Argentina, por quem estiver por lá durante o Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, um dos mais prestigiados, no dia 7 de abril.

Nenhum comentário: