quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Nação!

Por Flamengo Eternamente - Postado por Abraao Na Rede


"Quando a vitória era do Flamengo, tudo acabava em reco-reco na garagem, na mais pura algazarra. A alegria daqueles jovens era a força motriz que levou o vermelho e preto a mover multidões. Aquelas fanfarras geravam muitos comentários nas altas rodas do futebol. Era comum encontrar quem ironizasse e desdenhasse o clube. Pensava-se que um clube como aquele jamais daria certo. Mas aquele vermelho e preto nunca foi só caos, nunca foi só ordem. E foi exatamente se equilibrando entre o caos e a ordem que se fez a maior de todas as paixões".

"Muito já foi dito e escrito, mas efetivamente pouco se comprovou sobre por que o Clube de Regatas do Flamengo se tornou uma paixão nacional, a maior paixão de massas do país, uma das maiores do mundo. Há várias versões: uns dizem que a razão da força do Flamengo vem do tempo em que a rádio Nacional passou a transmitir futebol para todo o Brasil; outros afirmam que tudo foi consequência das conquistas na era Zico; e ainda há teses conspiratórias a sugerir que a grandeza do clube foi forjada pelas câmeras da Rede Globo de Televisão. Entre muitos e diferentes pontos de vista, há argumentos falsos e equivocados e um monte de meias verdades. Muitas pistas já foram diagnosticadas, mas são peças isoladas de um quebra-cabeça. Sempre houve dúvidas sobre as verdadeiras e concretas razões. Aqui, nesta obra, serão reunidos fatos, em busca da verdade".

"Grandes clubes há vários; diferenciado, há apenas um. O espírito em sincronia de uma multidão dá a estas cores a dimensão diferenciada que ela tem. O povo, rico ou pobre, preto ou branco, religioso ou ateu, carioca ou não, dá vida própria a estas cores. Dá-lhe alma. Dá-lhe espírito. Como afirmou Ruy Castro em sua obra "O vermelho e o negro", o Flamengo é o cimento que dá coesão nacional, do Oiapoque ao Chuí."

Nenhum comentário: