sábado, 2 de abril de 2011

A dama de ferro da Grã Bretanha

Por Dominio Publico - Postado por Abraao Na Rede

Margareth Thatcher pode ser considerada um marco na historia da Grã Bretanha, pois foi a primeira mulher a se tornar primeira ministra de seu país!

Margareth Thatcher Nascida em uma família rica com grande tradição política, desde cedo se interessou pelas questões de Estado. Ainda durante os estudos na universidade de Oxford, onde se formou em química, filiou-se ao Partido Conservador do Reino Unido , e em 1959 conseguiu uma cadeira no Parlamento Inglês.

Na “Câmara dos Comuns”, Thatcher sempre se portou com solidez, tanto nas idéias como nas ações. Fato este que a transformou em uma das parlamentares mais combatidas pelo Partido Trabalhista do Reino Unido, de oposição, que criticava severamente as idéias econômicas baseadas em uma política liberal que Thatcher defendia.

Devido as suas posições firmes ela se tornou líder do Partido Conservador, e em 1979 foi candidata ao cargo de primeira ministra, e obteve esplendorosa vitória, alcançando assim o posto mais cobiçado da política britânica.

A reformadora…
Quando Margareth Thatcher se tornou primeira ministra, apesar dos cidadãos britânicos já gozarem de uma certa estabilidade social, o país se encontrava estagnado economicamente, com os principais serviços públicos, saúde, educação, segurança, muito deteriorados.

“Consenso é a negação da liderança.” – Margareth Thatcher

Thatcher iniciou reformas administrativas e econômicas visando melhorar a sociedade britânica. Essas reformas se pautaram em um conjunto de medidas neoliberais como, privatizações de empresas estatais, mudança de leis trabalhistas, tornando-as mais flexíveis, diminuição da interferência estatal nos assuntos econômicos, e reformas fiscais e tributarias. No âmbito social deve-se a Margareth Thatcher o credito de duas realizações fantásticas.

No sistema carcerário… E no futebol!
No final dos anos 70 os presídios britânicos eram iguais ou piores do que os nossos. Formando uma parceria entre Estado e a iniciativa privada, Thatcher terceirizou alguns setores dos presídios, medida que aumentou ao longo dos anos 80 a eficiência do sistema carcerário britânico. Tais medidas introduziram o trabalho obrigatório nos presídios, a educação, e ainda, um plano que fazia com que os presidiários após o cumprimento da pena, tivessem um emprego garantido, para que dessa forma eles pudessem se incluir mais rapidamente na sociedade.

Já no futebol, no inicio da década de 80, os estádios da Grã Bretanha eram verdadeiros “matadouros”. Os chamados Hoolygans, torcidas organizadas, formadas por bandidos e vândalos se infiltravam nos estádios e transformavam os jogos de futebol da Premier League inglesa em campos de batalha.

A violência promovida por esses torcedores, aliada à desorganização do futebol inglês era tamanha que durante alguns anos os times de futebol ingleses foram proibidos pela União das Associações Européias de Futebol (UEFA) de participar de competições internacionais.

Com essa situação que beirava a anarquia, Thatcher criou um pacote de leis que puniam severamente torcedores baderneiros. Sendo esses identificados, presos e permanentemente proibidos de voltarem a estádios. Nesse mesmo pacote de leis estavam incluídas medidas que confiscavam todos os recursos financeiros dessas torcidas, e ainda que baniam sua existência. O resultado não veio da noite para o dia, mas hoje, cerca de 20 anos após essas ações, podemos presenciar os resultados. Os que acompanham futebol sabem que o campeonato inglês é o mais organizado do mundo. Com estádios seguros, freqüentados por famílias, amantes do bom futebol, casais de namorados, em suma pessoas de bem.

O Serviço Secreto, e a Guerra das Malvinas…
Como já acentuamos, as reformas econômicas empregadas por Thatcher visavam tornar a maquina estatal mais eficiente, e menos onerosa aos contribuintes, contudo, com a recessão econômica que dominava o mundo no inicio dos anos 80, suas reformas econômicas em um primeiro momento não trouxeram os resultados esperados, e pior do que isso; aumentaram a recessão e o desemprego no Reino Unido. Devido a isso, em 1982 a popularidade da Dama de Ferro havia caído consideravelmente, o que a tornava inelegível na disputa de reeleição do cargo de primeira ministra. Porem, o ano de 1982 trouxe uma oportunidade especial, para que ela permanecesse no poder!

Margareth Thatcher

Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade, um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.” – Winston Churchill

Em 1982 a Inglaterra entrou em guerra contra a Argentina, em disputa pelas Ilhas Malvinas. Os nossos hermanos argentinos sempre reclamaram a posse dessas duas pequenas ilhas localizadas no Atlântico Sul, que eram, e ainda são, de domínio britânico. E como em 1982 a junta militar que governava a Argentina também atravessava uma crise de popularidade, resolveram invadir as ilhas Malvinas e conquista-las; com isso, os militares esperavam que a aprovação do povo Argentino crescesse.

Desta feita, no inicio de 1982, os militares argentinos desencadearam a invasão das ilhas Malvinas. E nos dias que se seguiram impuseram a sua força e derrotaram – provisoriamente – os ingleses, e conquistaram as ilhas.

Esta invasão, e a derrota dos militares ingleses fez com que o povo britânico exigisse uma resposta a altura, e isso significava, por os argentinos pra correr das ilhas Malvinas. Thatcher mobilizou então o grosso da Real Marinha Britânica para as ilhas Malvinas, e nos dias seguintes a Grã Bretanha iniciou a invasão das Malvinas, e a reconquistou. No dia 14 de junho de 1982, cerca de dois meses depois de ter invadido as ilhas Malvinas, os argentinos concordaram em se render.

Porém, a grande questão desta guerra, não foi a inquestionável vitória militar que Thatcher obteve, mas sim o jogo político e metódico que empreendeu, fazendo deste conflito à peça chave que a manteve no poder.

Alguns escritores, historiadores, políticos, e jornalistas, afirmam que, três semanas antes dos argentinos invadirem as ilhas Malvinas, o serviço secreto britânico, através de agentes de espionagem descobriu que o governo argentino invadiria as ilhas Malvinas. Tendo essa informação, que ameaçava a segurança nacional britânica, imediatamente o chefe do serviço secreto pediu uma reunião de emergência com a primeira ministra. Nesta reunião ela foi alertada do problema, como também lhe foi apresentada os documentos que comprovavam a intenção dos argentinos de invadirem as ilhas nos próximos dias.

Esta informação colocava os britânicos um passo a frente dos argentinos; os britânicos poderiam, facilmente a partir deste momento “melar” os planos argentinos. Apesar da pressão dos militares britânicos para que fosse dada uma ordem imediata para prevenir a invasão, a dama de ferro vetou, e ordenou:

“Quero sigilo absoluto sobre essa questão, e nós não faremos absolutamente nada, ate o primeiro soldado argentino desembarcar nas Malvinas!”

Antes da invasão Argentina, Margareth Thatcher era a primeira ministra mais impopular da historia parlamentar da Grã Bretanha. Após a intervenção inglesa no conflito a popularidade de Thatcher cresceu enormemente, o que possibilitou que ela vencesse as eleições parlamentares ainda no ano de 1982, com uma vantagem ampla em relação aos seus adversários.

O conflito nas ilhas Malvinas custou à vida de um certo numero de combatentes britânicos e argentinos, mas foi através desse conflito que Thatcher conseguiu aplicar uma das maiores jogadas políticas do século XX.

Na segunda metade dos anos 80, ela permaneceu no poder. Governando de forma dura, e seguindo a risca sua filosofia liberal. Alias, Thatcher é considerada junto com o ex-presidente norte americano Ronald Reagan, os dois maiores ícones do que é conhecido hoje como “Neoliberalismo”.

A partir de 1987 ela foi perdendo gradativamente sua popularidade; justamente pela grande insatisfação que criou em vários seguimentos da sociedade britânica. Em 1990, depois de perder o apoio de seu próprio partido, não lhe restava mais nada além de renunciar. Após deixar o poder ela se retirou da vida publica; mas ainda hoje, 19 anos depois do fim de seu governo, Thatcher ainda é lembrada como uma mulher de firmeza e decisão, que não pensou duas vezes em fazer, e empregar os métodos mais metódicos para atingir seus objetivos.

Nenhum comentário: