quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CBF é pressionada a unificar títulos nacionais de 59 a 70

Fonte: uol.com - Postado por: abraaonarede.blogspot.com

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu nesta quarta-feira a visita de alguns presidentes de clubes que pleiteiam a unificação dos títulos nacionais disputados antes da criação do Campeonato Brasileiro, em 1971. Segundo o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, o pedido é “factível”.

CAMPEÕES EM CASO DE UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

Palmeiras: 8 títulos
Santos: 8 títulos
São Paulo: 6 títulos
Flamengo: 6 títulos*
Corinthians: 4 títulos
Vasco: 4 títulos
Internacional: 3 títulos
Grêmio: 2 títulos
Fluminense: 2 títulos
Bahia: 2 títulos
Cruzeiro: 2 títulos
Botafogo: 2 títulos
Atlético-MG: 1 título
Atlético-PR: 1 título
Coritiba: 1 título
Guarani: 1 título
Sport: 1 título*
*A CBF considera o Sport campeão de 1987, já que o Flamengo se recusou ao cruzamento dos dois módulos

“Mandaremos fazer uma análise em cada um dos setores, como o setor técnico, para ver a possibilidade de legalidade dessa iniciativa que a princípio é factível”, disse o dirigente.

Foram à sede da CBF o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, o vice-presidente do Botafogo, Antonio Carlos Mantuano, e o diretor executivo do Cruzeiro, Dimas Fonseca. No documento também há o pedido para o reconhecimento de títulos de Palmeiras, Fluminense e Bahia.

Os dirigentes pedem o reconhecimento de títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 em competições organizadas pela entidade nacional, como a Taça Brasil e a Taça de Prata.

“Temos que fazer uma análise em cada um dos setores envolvidos, de forma que não deverá demorar muito. Mas tem que ser feito um estudo”, completou Ricardo Teixeira.

Nesse período pleiteado pelos clubes, considerando também o torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Santos foi o maior vencedor de torneios nacionais, triunfando em seis edições. Palmeiras (quatro), Fluminense, Cruzeiro, Bahia e Botafogo completam a lista dos campeões que agora reivindicam o reconhecimento dos títulos obtidos décadas atrás.

Do blog abraaonarede: Amigos desportistas, a dona CBF está mais uma vez dando um tapa na cara da torcida brasileira. 1.º foi o roubo da taça Julis Rimet da sede da entidade e até hoje, ninguém sabe, ninguém viu, 2. º se nega a entregar a tão famosa taça das bolinhas ao Flamengo que, dentro de campo a conquistou, disputando e vencendo a Copa União de 87. Não satisfeita a mandatária do futebol brasileiro quer unificar os títulos nacionais de 59 a 70, em relação ao Torneiro Roberto Gomes Pedroza (Robertão 1967 a 1970), tudo bem, pois a fórmula de disputa do Robertão foi seguida a partir de 1971, agora a Taça Brasil não, pois este torneio tinha o formato de Copa do Brasil e pra piorar os clubes do eixo Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, só estreavam na fase final, ou seja, não dá prá classificar a antiga Taça Brasil como um campeonato brasileiro. É esperar e ver o que vai acontecer.

Nenhum comentário: