domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fla x Bota: protagonistas diferentes em clássico clichê do Carioca

Por Globo Esporte.com - Postado por Abraao Na Rede

Doze finais ou semifinais nos últimos cinco anos. Número forte, que evidencia o predomínio de Flamengo e Botafogo no Campeonato Carioca. Um clássico que se repete nas camisas, mas se renova nos personagens. Cuca, Adriano, Lucio Flavio e Bruno ficaram para trás. Mas foram substituídos à altura. Joel, Luxemburgo, Loco Abreu, Ronaldinho... O duelo deste domingo, no Engenhão, repete a rotina, mas reserva novas emoções. A partida começa às 16h (de
Brasília).

O Rubro-Negro foi carrasco do rival por três anos seguidos (2007/08/09). Ano passado, porém, o badalado Império do Amor sucumbiu à cavadinha de Loco Abreu e às armadilhas de Joel Santana. O duelo do banco de reservas, aliás, será dos mais interessantes. O técnico rubro-negro é conhecido pela facilidade ao conquistar títulos brasileiros. São cinco no currículo. No Cariocão, ele não sabe o sabor da conquista. A vez que esteve mais perto foi em 1995, mas esbarrou no “Rei do Rio”.

Assim que o próprio Joel Santana se define. Ele tem oito taças – pelo menos uma

em cada clube – e na vez que encontrou Luxa ao lado de Romário conseguiu detê-lo com o esforçado time do Fluminense.

A partida terá a presença do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Dos jogadores em campo, Jefferson e Ronaldinho já foram convocados pelo comandante. O vencedor do confronto deste domingo terá como adversário na final o Boavista, que superou o Fluminense por 4 a 2 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal)
A TV Globo transmite para os estados do RJ, ES, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além

da cidade de Florianópolis-SC. O árbitro será Luis Antonio dos Santos, com os auxiliares Ricardo de Almeida e Eduardo Couto.

O que está em jogo

Flamengo: além de um lugar na decisão, o Rubro-Negro quer justificar a melhor campanha da fase classificatória do primeiro turno. Em sete partidas, foram sete vitórias. Ainda assim, existe a cobrança por uma atuação convincente. Os jogadores e o treinador Vanderlei Luxemburgo reconhecem que o grupo ainda não rendeu o esperado.

Botafogo: o Alvinegro busca o tricampeonato da Taça Guanabara e a sexta participação consecutiva numa decisão do Campeonato Carioca. Com atuações

irregulares diante das equipes de menor expressão, o Botafogo mostrou sua força vencendo o Fluminense de virada e neste domingo vai tentar comprovar que sobe de produção nos clássicos.

As escalações

Flamengo: o técnico vai repetir a formação da vitória sobre o Murici, quarta-feira passada, pela Copa do Brasil. A lateral esquerda continua sendo o maior problema. O zagueiro Ronaldo Angelim será improvisado mais uma vez no setor. Com uma torção no tornozelo esquerdo, o volante Maldonado é dúvida. Se não puder jogar, Fernando entra.

Na zaga, David Braz também preocupa. Se também for vetado, Egídio e

Jean disputam a vaga. Luxemburgo terá Rafael Galhardo e Diego Maurício como opções. Ambos estavam com a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, Bottinelli volta a ser relacionado. Wanderley ainda sente dores no joelho direito e continua fora.

A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz (Egídio ou Jean) e Ronaldo Angelim; Maldonado (Fernando), Willians, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid.

Botafogo: durante a semana Joel Santana fez mistério em relação ao time que entrará em campo para enfrentar o Flamengo. Marcelo Mattos, machucado, e Bruno, suspenso, são desfalques. Para a vaga

do último, Somália é o escolhido. Para o lugar do capitão, Arévalo é o favorito.

Também não estão descartadas mudanças na defesa, com Rodrigo Mancha podendo ocupar uma vaga na zaga ou no meio-campo. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Arévalo, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo; Herrera e Loco Abreu.
Fique de olho

Flamengo: o clássico será o primeiro grande jogo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves com a camisa do Flamengo. A dupla ainda carece de entrosamento, mas carrega toda a responsabilidade

de conduzir o time à final da Taça Guanabara. A torcida ainda espera um futebol convincente dos astros do time.
Botafogo: se o Flamengo tem Ronaldinho, o Botafogo também tem o seu R10. Um dos mais regulares da equipe na temporada, Renato Cajá vem se mostrando um jogador decisivo, com quatro gols marcados e quatro assistências no Campeonato Carioca. Além disso, o meia é uma ótima opção nas jogadas de bola parada.

O que eles disseram

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Dentro do processo, da montagem da equipe, o resultado é excelente. Foram muitas mudanças no

grupo, estamos caminhando, não estamos jogando o que queremos, mas estamos com 100% de vitória. A exigência era porque não ganhávamos e tínhamos de ganhar, agora é para que joguemos bem."

Joel Santana, técnico do Botafogo: “Não é a primeira vez que enfrentamos o Flamengo badalado. Algumas vezes perdemos e em outras, vencemos. O Flamengo é assim, tem o seu noticiário a seu favor e tem festa. Já trabalhei lá e convivi com isso. O Botafogo é completamente diferente, mas o importante é fazermos nossa parte. Vai ser um jogo bom, mas que não permite erros.”
Último

confronto

Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 2 de outubro de 2010, no Engenhão, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terminou empatado em 1 a 1, com Lucio Flavio abrindo o placar em cobrança de falta no primeiro tempo. Na segunda etapa, Alessandro derrubou Ronaldo Angelim dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Petkovic cobrou, e Jefferson defendeu, mas Léo Moura igualou o placar pegando o rebote.



Nenhum comentário: