quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Melhor que 2010: Real Madrid empata com Lyon fora e tem ligeira vantagem

Por GLOBOESPORTE.COM Lyon, França - Postado por Abraao Na Rede

Em fevereiro de 2010, o Real Madrid saiu do primeiro jogo diante do Lyon com uma derrota por 1 a 0 que futuramente o eliminaria pela sexta vez consecutiva nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Com Mourinho, o decisivo confronto pela mesma fase, em 2011, soa ao menos um pouco mais esperançoso. Em duelo equilibrado nesta terça-feira, no estádio Gerland, merengues e franceses empataram por 1 a 1. Benzema, com 43 segundos em campo, e Gomis marcaram os gols do jogo.

O confronto segue em aberto, mas dá aos espanhóis a vantagem de começarem a partida do próximo dia 16, no Santiago Bernabéu, classificados. Novo 1 a 1 obriga a disputa da prorrogação e pênaltis. Empate com mais de quatro gols (a partir de 2 a 2) leva o Lyon às quartas.

BLOG OLHO TÁTICO: veja a análise feita por André Rocha

No quesito brasileiros, o Lyon ficou na frente. Cris e Michel Bastos foram titulares. O zagueiro foi decisivo ao dar o passe para o gol de Gomis, aos 38 da etapa final. O meia, boa opção no primeiro tempo, levou cartão amarelo e está suspenso do jogo de volta. Pelo Real, Marcelo ficou no banco por opção cautelosa de Mourinho, mas participou dos últimos 15 minutos. Kaká não entrou em campo.

Confira todos os duelos das oitavas de final da Liga dos Campeões

Apesar de não liderarem, ambos fazem boas campanhas nos campeonatos nacionais. No Francês, o Lyon é o quarto, com 41 pontos, quatro atrás do Lille. Pelo Espanhol, o Real vive à caça do rival Barcelona, cinco pontos à frente (60 a 65).

Cristiano Ronaldo Real Madrid Anthony Reveillere Lyon (Foto: Reuters)
Sempre perigoso, Cristiano Ronaldo colocou uma falta na trave de Lloris (Foto: Reuters)

Lyon domina, finaliza, mas não marca

Sete a dois. Foi o placar de finalizações no primeiro tempo no estádio Gerland. Para o Lyon. Os donos da casa souberam se impor diante dos poderosos merengues e só não saíram para o intervalo em vantagem por detalhes.

Como no chute de Gomis, aos 33 minutos, na melhor oportunidade dos franceses em contra-ataque puxado por Michel Bastos. Participativo, o meia brasileiro levou perigo conforme o técnico José Mourinho já temia ao colocar Arbeloa, jogador mais de marcação, no time titular ao invés de Marcelo.

A etapa inicial do Real Madrid pode ser resumida em três minutos. Dos 28 aos 30, duas chances criadas, sempre de fora da área, com Di Maria e Cristiano Ronaldo. Adebayor, isolado, só aparecia quando o assistente levantava a bandeira marcando impedimento.

Benzema entra e deixa o seu em primeiro lance. Lyon empata

Sergio Ramos Real Madrid Michel Basto Lyon (Foto: Reuters)
Michel Bastos foi boa opção no primeiro tempo, mas

levou o amarelo e está suspenso na volta (Reuters)

Se não veio com Kaká ou Benzema para o segundo tempo, o Real Madrid ao menos apresentou uma postura diferente. Já não se deixava sufocar pela marcação apertada adversária, como também foi ao ataque com muito perigo nos quatro primeiros minutos.

E só não marcou graças à trave. Aos 3, Cristiano Ronaldo cobrou falta ao seu estilo, venenosa, e carimbou o poste esquerdo de Lloris. No minuto seguinte, Sergio Ramos subiu mais alto do que rivais e companheiros e cabeceou escanteio no travessão.

Eis que os Deuses do futebol interviram. Aos 14, Mourinho pôs Benzema em campo no lugar de Adebayor. O atacante francês precisou de 43 segundos para marcar contra o ex-clube. Primeiro, ajudou na recuperação de bola no campo ofensivo e deixou Özil organizar. O alemão tocou para Cristiano Ronaldo, que devolveu de primeira ao último carrasco da Seleção Brasileira. Benzema driblou e chutou no momento exato: a bola ainda passou por entre as pernas de Lloris e fugiu do alcance do carrinho de Cris.

O gol pareceu mesmo obra do destino. E deu ao Real o controle da partida. Os merengues tocavam no campo de ataque e tinham quase 60% da posse de bola. Mas as aparências, já dizia o ditado, enganam. E o Lyon respondeu com a bola parada. Aos 38, Cris desviou falta de cabeça para o meio da área. Gomis, livre, completou de direita, sem chance para Casillas.

A torcida se empolgou e os franceses foram para frente. Já não havia mais tática que transformasse um passe em contra-ataque para o Real. A pressão existiu de fato, mas o Lyon não conseguiu finalizar e o placar seguiu intacto. O confronto, por sua vez, segue em aberto. Ainda mais quando se trata de Lyon x Real Madrid.

Comemoração do gol do Real Madrid (Foto: EFE)
Benzema precisou de 43 segundos em campo para deixar o seu contra o Lyon, seu ex-clube (Foto: EFE)
Lyon 1 x 1 Real Madrid
Lloris, Réveillére, Lovren, Cris e Cissokho; Kallstrom (Pjanic) e Toulalan; Delgado (Pied), Gourcuff e Michel Bastos (Briand); Gomis. Casillas, Sergio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho e Arbeloa; Xabi Alonso e Khedira (Lass Diarra); Di María, Özil (Marcelo) e Cristiano Ronaldo; Adebayor (Benzema).
Técnico: Claude Puel. Técnico: José Mourinho.
Gols: Benzema, aos 20; e Gomis, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Michel Bastos, Cris e Pied (Lyon); Sergio Ramos, Di María e Casillas (Real Madrid)
Estádio: Gerland (Lyon, França). Data: 22/02/2011. Árbitro: Wolfgang Stark (ALE). Assistentes: Jan-Hendrik Salver (ALE) e Mike Pickel (ALE)

Nenhum comentário: