sexta-feira, 1 de abril de 2011

Na Alemanha, Renato Augusto abre as portas de casa para o 'EE de Bolsa'

Meia do Bayer Leverkusen e da Seleção mostra sua intimidade, lembra
os tempos de Flamengo e sonha jogar Copa América e Copa de 2014

Por Clícia Oliveira Direto de Colônia, Alemanha - Postado por Abraao Na Rede

O outono já chegou na Europa, mas em Colônia, cuja população é de um milhão de habitantes, o frio ainda não se foi totalmente. Foi esta cidade, a quarta maior da Alemanha, que Renato Augusto escolheu para viver. O caminho de carro até Leverkusen, onde joga o meia-atacante do Bayer, é curto. São apenas 20 minutos de uma viagem que permite a ele ver belas paisagens e uma linda e histórica catedral.

Do lado de fora do espaçoso apartamento, os termômetros marcavam 8º C. Dentro, aproximadamente 25º C.

- É assim que eu gosto, que fique bem quentinho. Já me acostumei e adoro essa cidade. Tem bons bares e restaurantes, mas o frio realmente ainda é um problema para mim – disse Renato.

O jogador mora com Guilherme dos Santos e Leonardo Ribeiro. Os dois são amigos de infância e jogaram com o atleta nas divisões de base do Flamengo. Hoje, os "filhos", como Renato Augusto carinhosamente chama os dois, também jogam na Alemanha.

- Sou pai e responsável. Além de cuidar da casa, sou eu quem cuido da papelada deles – brincou o jogador.

Renato Augusto na varanda de seu apartamento na Alemanha (Foto: Clicia Oliveira/Globoesporte.com)
Renato Augusto na varanda de seu apartamento na Alemanha (Foto: Clicia Oliveira/Globoesporte.com)

Augusto, como é chamado pelos torcedores do Bayer Leverkusen, também tem seu braço-direito na Alemanha. O atleta tem uma tradutora, que agora já virou amiga e resolve questões particulares para o meia.

Segundo Suzanne, Renato já fala alemão e entende perfeitamente as instruções do treinador, dentro e fora de campo. O camisa 10 do Bayer é um dos jogadores mais importantes no esquema tático de Jupp Heynckes. No time, que tem uma das maiores estruturas da Europa, o meia também cultiva amizades e garante que se dá muito bem com a estrela do time, Michael Ballack.

- Ele me trata muito bem, e dentro de campo a gente se dá bem. Mas tenho mais intimidade com o Arturo Vidal, que é chileno, e com o Castro , que é alemão, mas fala espanhol. Quanto ao clube, a estrutura é maravilhosa, e eles me dão todo o suporte.

A intimidade e o Flamengo no coração

Renato Augusto mostra camisa do Flamengo EE de Bolsa (Foto: Clícia Oliveira/Globoesporte.com)
Renato mostra a camisa autografada que ganhou

no aniversário de 23 anos (Foto: Clícia Oliveira)

É no quarto que o jogador tem seus momentos de sossego. Com a casa sempre cheia de amigos, Renato revela que é na espaçosa cama de casal que ele se isola um pouco e assiste aos seriados "Prison Break" e "House". No banheiro, cremes e perfumes enchem a prateleira do vaidoso camisa 10. Ele admite: o inverno europeu deixa a pele muito ressecada.

Flamenguista assumido, Renato admite ter muitos amigos na Gávea e elege a final da Copa do Brasil de 2006 (Flamengo x Vasco) como o jogo mais marcante de sua vida.

- Eu tinha acabado de subir para o profissional, e aquele jogo foi um divisor de águas para mim. Se o Vasco fosse campeão, iria ficar lembrado como um perdedor. Eu precisava me firmar no time. No gol do Luizão eu até chorei – lembrou.

Seleção Brasileira e o sonha da Copa do Mundo

renato augusto frança x brasil (Foto: Mowa Press)
Renato em campo contra a França, usando a

camisa 10 da Seleção (Foto: Mowa Press)

Acostumado a vestir a camisa10 rubro-negra (do Flamengo e do Bayer Leverkusen), o meia agora quer se firmar com outra camisa: a amarelinha da Seleção Brasileira. Convocado por Mano Menezes para os dois últimos amistosos (França e Escócia), Renato Augusto deseja se manter entre os escolhidos pelo treinador.

- A curto prazo quero jogar a Copa América. Preciso mostrar que posso participar dessa competição. Preciso de um pouco mais de oportunidade, e é claro o meu maior sonho é jogar a Copa de 2014 no Brasil. Nossa, atuar no Maracanã seria um sonho. Ali sempre foi a minha casa - finalizou.

Nenhum comentário: