segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pôster do time do Flamengo, Campeão da TG 2011

Ronaldinho entre ídolos: começo à la Romário, mas com estilo de Pet

Assim como Baixinho, camisa 10 inicia trajetória garantindo uma Taça Guanabara. Primeiro gol de falta o faz lembrar de Zico e do sérvio

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Vanderlei Luxemburgo vibrou efusivamente no banco de reservas do Flamengo quando a principal contratação do futebol brasileiro do ano acertou um chute com o pé direito e garantiu o título da Taça Guanabara. Escrita agora ou há 16 anos, a frase anterior faz todo o sentido para os rubro-negros.

No dia 23 de março de 1995, o então melhor do mundo Romário foi o herói da conquista por 3 a 2 sobre o Botafogo. Mesmo com uma luxação no cotovelo, ele marcou três vezes e brindou a torcida no Maracanã com o célebre bico na modéstia respondendo ao alvinegro Túlio:

- Aqui tem muito rei. Rei tem dois, três, quatro, cinco. Mas Deus, Deus só tem um. E agora eles sabem quem é – disse o Baixinho.

Ronaldinho teve desafio “menos difícil” contra o Boavista. O palco também era outro, o Engenhão. Mas foi dele o gol da vitória cobrando falta. E, ao contrário do camisa 11 de 1995, o ídolo atual manteve a humildade e guardou por baixo da boina as frases de efeito.

- Estava acostumado a jogar em clubes em que todos os jogadores eram mundialmente conhecidos. Mas no Flamengo o grupo é de jovens que querem chegar lá. Chegar para treinar e ver a motivação deles me estimula. Estou muito feliz.

Ronaldinho gol Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Ronaldinho comanda o bonde do 'Mengão sem freio' (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Mas para os rubro-negros é bom que as comparações entre os dois no primeiro ano restrinjam-se à final da Taça Guanabara. Depois de se classificar como Deus, Romário teve de conviver com a tristeza de um mortal ao perder a final do Estadual para o Fluminense. Destino pior teve Luxemburgo: ele brigou com o astro, ficou sem a taça e sem o emprego.

Mas na hora de citar ídolos rubro-negros, Ronaldinho preferiu outras inspirações. Na saída de campo, o goleiro Felipe disse que a cobrança de falta do companheiro o lembrou os tempos de torcedor, quando acompanhou em vídeos a precisão de Zico.

Ronaldinho concordou com o goleiro, mas estendeu as lembranças ao antigo dono da camisa 10: Petkovic. Herói do tricampeonato estadual de 2001 batendo falta, o sérvio foi afastado do elenco no início deste ano e passou forçosamente o número místico ao dentuço.

- Quando acabou o jogo, lembrei do Zico e do Pet, que eu vi fazendo muitos gols de falta. Fico feliz pois quero fazer história e é assim que se faz história: fazendo gols e ganhando títulos. Aqui está sendo tudo muito diferente, tudo em uma proporção maior, uma alegria muito maior. O Flamengo se tornou muito importante na minha vida – afirmou.

Ronaldinho: 'Quero fazer o Fla ser conhecido mundialmente'

Por Lancepress - Postado por Abraao Na Rede

Craque também quer ajudar companheiros a chegar à Seleção

Com gol de falta, Ronaldinho Gaúcho foi o herói da conquista da Taça Guanabara. Após o jogo, o craque revelou uma de suas ambições no clube. O craque contou que fazer do Flamengo um clube mundialmente conhecido está em seus planos. Além disso, Ronaldinho quer ajudar seus companheiros a chegar a Seleção.

- A gente fez um planejamento não de um ano, mas de quatro. Nesse período quero fazer o Flamengo ser conhecido mundialmente. Para não só eu estar bem, mas todos os meu companheiros. Meu objetivo é voltar
a Seleção Brasileira o quanto antes. Quero jogar bem para eu fazer do Fla ser conhecido mundialmente e para que meus companheiros também tenham a possibilidade de vestir a camisa da Seleção. O que mais me motiva é isso, chegar ao treino e ver o quanto esses jogadores jovens estão motivados e com vontade de chegar a Seleção.

Patrícia Amorim pede menos críticas após conquista da Taça GB

Por O Dia - Postado por Abraao Na Rede

Sem conquistar nenhum taça em seu primeiro mandato como presidente, Patrícia Amorim não escondia a felicidade após a conquista da Taça Guanabara. Depois de agradecer Ronaldinho, autor do gol do título, a dirigente alfinetou os críticos e já disse estar preparada para qualquer nova reclamação.

"Título é sempre bom. Se alguém tinha dúvida da minha competência, ou do time, ou do treinador, já podem pegar mais leve. Mas quem senta na cadeira de presidente sabe que mesmo no dia seguinte à comemoração vem pancada", comentou a mandatária rubro-negra, ainda na beira do gramado.

Para pedir um menor bombardeio
sobre sua direção, Patrícia mostrou os motivos da felicidade. "O jogo não foi fácil, mas fomos campeões invictos. Agora é comemorar e partir para o segundo turno, Copa do Brasil e Brasileirão", completou.

Imprensa italiana destaca o gol 'à la Zico' de Ronaldinho

Por Lancepress - Postado por Abraao Na Rede

Ex-jogador do Milan, o gol de Ronaldinho Gaúcho que valeu ao Flamengo o título da Taça Guanabara, conquistado sobre o Boavista neste domingo, rendeu destaque na Itália. O site do jornal "Corriere dello Sport" fez uma galeria de fotos com a festa de Ronaldinho e comparou o gol marcado pelo craque com os gols de falta de Zico: "Ronaldinho, gol a la Zico: comemorado com o trenzinho", dizia o título (FOTO: Reprodução/corrieredellosport.it)

corrieredellosport.it

Do blog: Mama mia!

Ronaldinho comemorou muito o título do Flamengo

Craque fez questão de mostrar o troféu da Taça GB para todos os setores do Engenhão

Por Site Oficial - Postado por Abraao Na Rede

Quando o juiz apitou o final da partida entre Flamengo e Boavista, Ronaldinho Gaúcho parecia ser o jogador mais feliz com o título rubro-negro. Apesar de aparentar ser pouco para um jogador que já venceu a Copa do Mundo e a Liga dos Campeões da Europa, a Taça Guanabara teve um sabor todo especial para o craque rubro-negro.

Jogadores comemoram título

Em sua apresentação, quando a torcida lotou a Gávea, Ronaldinho tinha dito que queria retribuir em
campo. E neste domingo (27.02) ele conseguiu. Fez o gol da vitória do Flamengo e vibrou como se fosse a primeira conquista de sua carreira.

"Levantar o troféu e mostrar ao torcedor é dizer que estou tentando retribuir o carinho que recebi desde que cheguei ao Rio. Ainda estou eufórico com essa conquista", disse.

Sem levantar um troféu desde 2006, quando ainda jogava pelo Barcelona, o craque, mais maduro, ressaltou o valor da conquista rubro-negra. Tanto para ele quanto para o Flamengo.

"Hoje me sinto mais maduro e sei da importância que tem cada título. Mesmo que
seja de um turno. Isso conta muito quando você fica muito tempo sem vencer. É o melhor momento da vida porque às vezes não volta mais. Cada título é muito festejado, e também por todo o sofrimento de 2010", afirmou Ronaldinho.

Ao conquistar a Taça Guanabara pela 19ª vez, o Flamengo garantiu vaga na decisão do Estadual. Porém, caso vença a Taça Rio, o time leva o 32º título do Carioca sem necessidade dos dois jogos decisivos.

Patricia Amorim festeja volta por cima do Flamengo

Em 2010 time quase foi rebaixado no Brasileirão e em 2011 já levantou uma taça

Por Lancepress - Postado por Abraao Na Rede

Depois da tempestade, veio a calmaria para o Flamengo. Após um ano de 2010 conturbado, o clube nem bem começou 2011 e já conquistou um título. Após a partida deste domingo contra o Boavista, a presidente Patricia Amorim relembrou os momentos de tensão do final do ano passado e comemorou a volta por cima do clube.

- Não foi fácil. NegritoFalar é fácil, realizar que é difícil. Conseguimos a virada. Isso é encantador no esporte, no dia seguinte dar a volta por cima.
Claro que chorei e sofri, mas não deixei influenciar no trabalho.

A mandatária aproveitou para reforçar que a torcida pode confiar em sua gestão.

- Começar o ano com todos os jogadores que trouxemos, com o título da Copa São Paulo, reconhecimento de 87 e agora esse título é muito bom. A torcida pode confiar que o trabalho está sendo feito. Com os pés no chão, do jeitinho Patricia Amorim de ser - disse, esbanjando alegria.

Do blog: Calma galera, não vamos exagerar em comemorar um turno de campeonato estadual, mas, que o começo do Flamengo nesta temporada é promissor é, mesmo tendo que melhorar em algumas posições. De todo modo, parabéns ao Rubro Negro carioca pela conquista do 1. º turno do Campeonato Carioca.

Thiago Neves: ‘É um dia especial’

Meia exalta o título e não reclama de ter sido substituído nos minutos finais

Por Globo Esporte.com - Postado por Abraao Na Rede

O meia Thiago Neves chegou em janeiro ao Flamengo. Pouco mais de um mês depois, já comemorou sua primeira taça vestindo a camisa do clube. Por isso, o jogador não poderia estar mais feliz com a conquista da Taça Guanabra. Assim que o árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida, o atleta, que havia sido substituído por Ronaldo Angelim, saiu correndo para comemorar com o time.

- Com certeza, hoje é um dia especial. Começamos bem o ano. Treinamos muito e
trabalhamos muito para que isso acontecesse. Nossa equipe mereceu essa conquista – afirmou.

Depois que saiu, na reta final do segundo tempo, pouco depois do gol de Ronaldinho, Thiago Neves ficou no banco incentivando seu companheiros. No fim, pediu insistentemente que o árbitro terminasse a partida.

- Sempre fui humilde e aceitei ficar no banco quando me colocaram. Não desrespeito ninguém. O time todo joga junto.

Ronaldinho marca, Flamengo vence e levanta o troféu da Taça Guanabara invicto

Por Site Oficial - Postado por Abraao Na Rede

Sem freio e campeão. Após vencer o Boavista por 1 a 0, o Flamengo chegou ao primeiro título do ano, de maneira invicta. E se para a torcida a conquista foi importante, para Ronaldinho Gaúcho, o autor do gol, foi mais ainda. Capitão, o camisa 10 rubro-negro levanto seu primeiro caneco com o manto sagrado.

Jogadores

No primeiro tempo, o Flamengo conseguiu ter o domínio completo da partida. Com Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho cuidando da parte ofensiva, o Rubro-negro teve muito mais posse de bola que o adversário. Mas não converteu em gol,
apesar de ter tido algumas boas chances.

Thiago Neves, após uma bela jogada de Ronaldinho, aos 11 minutos, teve a primeira oportunidade de marcar, mas o goleiro do Boavista defendeu. Logo em seguida, aos 14, foi a vez de Léo Moura. O lateral recebeu a bola dentro da área e chutou para fora, raspando a trave direita.

Aos 24 minutos foi a vez de Egídio quase marcar. O lateral esquerdo rubro-negro tentou cruzar, mas acabou chutando para o gol, obrigado o arqueiro do Boavista a fazer mais uma grande defesa. O Flamengo continuou pressionando, mas apenas no final
da primeira etapa voltou a assustar, aos 40 com Willians, e aos 44 com Welinton.

Veio o intervalo e Luxemburgo mexeu na equipe. Sacou o argentino Bottinelli e colocou Negueba em campo. A modificação, assim como nos outros jogos, surtiu efeito rapidamente. A jovem promessa sofreu falta, aos dois minutos, e Renato quase marcou, com uma bomba.

Aos 13, Negueba deu um lindo drible em Edu Pina, já dentro da área, e cruzou para Thiago Neves. Por pouco o meia rubro-negro não alcançou. Pensando em colocar o time ainda mais para frente, Luxemburgo sacou Egídio e colocou Diego
Maurício em campo. Renato passou a fazer a função de lateral esquerdo.

O Flamengo continuava a pressionar bastante e, numa falta sofrida por Thiago Neves, na entrada da área, Ronaldinho Gaúcho fez um golaço. O craque rubro-negro cobrou magistralmente e balançou a rede do Boavista. O goleiro Tiago nem esboçou defesa.

Comemoração com direito ao Bonde do Mengão sem freio e uma explosão de alegria no Engenhão. Mas o jogo não havia terminado e Luxemburgo resolveu proteger mais o time. Sacou Thiago Neves e lançou Ronaldo Angelim no time.

Mas a possível reação do Boavista, que não
assustou o Flamengo durante todo o jogo, acabou sendo sepultada aos 34 minutos, com a expulsão do atacante Frontini, que agrediu Renato. Para os rubro-negros, foi só esperar o tempo passar para gritar "é campeão".

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 BOAVISTA

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de fevereiro de 2011 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)
Renda: R$ 1.198.930,00
Público: 36.102 pagantes
Cartões amarelos: Renato Abreu, Gustavão, Santiago e Ronaldinho Gaúcho
(Flamengo); Leandro Chaves, Edu Pina e Julio Cesar (Boavista)
Cartão vermelho: Frontini (Boavista)

GOL:
FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 26min do primeiro tempo

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio (Diego Maurício); Willians, Maldonado, Renato Abreu, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves (Ronaldo Angelim); Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOAVISTA: Thiago, Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Max); Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; Frontini e André Luis (Rafael Augusto)
Técnico: Alfredo Sampaio

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Zico aposta na torcida do Fla na final da Taça GB: 'É o que faz a diferença'

Por Uol Esportes - Postado por Abraao Na Rede

Maior ídolo da história do Flamengo, Zico sabe bem o que é conquistar uma Taça Guanabara. Enquanto envergava a camisa 10 da Gávea, o Galinho venceu nove edições da competição, metade do total rubro-negro até hoje. Destes títulos, emplacou o pentacampeonato da competição de 1978 a 1982. Também venceu em 1988, além das conquistas invictas de 1972, 1973 e 1989.

Zico 1982

Referência na competição, o ex-diretor executivo de futebol do clube falou ao UOL Esporte sobre a expectativa para a decisão deste domingo entre Flamengo e Boavista, às 16h, no Engenhão. Sereno,
Zico não acredita em um jogo fácil para o clube e vê apenas um diferencial.

“É um jogo igual. A única coisa que pode fazer a diferença é a torcida do Flamengo. Em termos de time, o Boavista provou contra o próprio Flamengo que pode complicar um jogo. Não tem absolutamente nada ganho. Eles também provaram contra o Fluminense a qualidade em um momento de decisão”, afirmou o Galinho, acrescentando.

“O Flamengo vai encarar uma final e um jogo dificílimo, não acredito que será nem um pouco fácil. O ponto positivo também é que os jogadores do Flamengo
são acostumados a decidir. Colocando o lado emocional no lugar as coisas tendem a dar certo. Mas de maneira alguma o time pode entrar em campo achando que terá facilidade”, comentou.

Seguindo a vida fora de campo, Zico estreou na última terça-feira como comentarista do canal Esporte Interativo em jogos internacionais. Ele ainda aguarda um convite para voltar a ser técnico fora do país. Enquanto isso não acontece, o Galinho inaugura na próxima segunda-feira o seu Centro de Entretenimento Esportivo, no CFZ. Na ocasião, Zico irá promover um jogo festivo com ex-jogadores que conquistaram o título brasileiro de 1987
pelo Flamengo, reconhecido na última segunda-feira pela CBF.

“Estamos abrindo mais uma opção de entretenimento e esporte para o povo do Rio. O Soccer Grass Zico Pro tem toda a estrutura de um clube de futebol profissional, como vestiários modernos e placar eletrônico. Vou aproveitar a inauguração para reunir os jogadores do time campeão brasileiro de 1987 pela primeira vez depois da oficialização de nossa conquista pela CBF. Nós sempre nos sentimos campeões porque sabemos as dificuldades que enfrentamos e o quanto lutamos por isso”, finalizou.

‘Passista’ Ronaldinho tenta antecipar o carnaval do Fla contra o Boavista

Neste domingo, Rubro-Negro enfrenta o time de Saquarema na decisão da Taça Guanabara, a primeira do camisa 10 desde que voltou ao Brasil

Por Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Ronaldinho Gaúcho é do samba. Um sujeito com malemolência. Em campo, dribles, jogadas de efeito e uma ginga especial. Nas comemorações, mostra que conhece bem o riscado e vira passista. Uma paixão tão avassaladora como a que ele tem pela bola. Parte da programação de carnaval do camisa 10 do Flamengo está definida. Além da participação nas baterias das escolas Acadêmicos do Grande Rio e Portela, o craque criou o bloco “Samba, amor e paixão”, que vai desfilar pela praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A folia pode começar uma semana antes, no Engenhão. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Boavista na decisão da Taça Guanabara, às 16h (de Brasília). A primeira de Ronaldinho na volta ao Brasil depois de uma década no futebol europeu. A primeira dele com a camisa do Fla.

Uma final para marcar o primeiro ato do novo monarca da Gávea. Quarenta e seis dias depois de uma apresentação apoteótica diante de 20 mil torcedores e de 444 minutos em campo, o astro, o capitão do time, tem de brilhar. Ele quer dar o espetáculo que os rubro-negros esperam. Quer dar volta olímpica, a volta por cima depois de um período de má fase na Europa.

Ronaldinho não enjoa do sabor da primeira vez. Foi assim na estreia, dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu. Um jogo em que teve muita vontade, lampejos de genialidade e uma nítida emoção por exercer de fato e direito a frase que disse durante a apresentação oficial: “Agora eu sou Mengão”. Após a vitória por 1 a 0, gol de Wanderley, o craque ficou sozinho em campo. Contemplou e foi contemplado. Aplaudiu e foi aplaudido pela nação. De arrepiar, segundo ele.

Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Alegria, alegria! Novo rei da Gávea, Ronaldinho está perto do primeiro título (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

O primeiro gol veio no jogo seguinte. Gol de pênalti que virou gol de placa no estádio Moacyrzão, em Macaé. Contra o Boavista, adversário da final, ele abriu a vitória por 3 a 2, no último dia 6, com direito a sambadinha na comemoração. Dez dias depois, marcou com bola rolando. Foi na vitória por 3 a 0 sobre o Murici-AL, pela Copa do Brasil. Após cruzamento de Léo Moura, escorou de cabeça.

Houve também a emoção do primeiro clássico. De cara, um jogo decisivo. Contra o Botafogo, há uma semana, estava em disputa a vaga na final do primeiro turno do Carioca. Para muitos, o melhor jogo de Ronaldinho até aqui. Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, vitória rubro-negra nos pênaltis. Ele sequer precisou cobrar o dele, mas pegou o "Bonde do Mengão sem freio", funk que virou hino entre os jogadores.

A partida contra o Boavista será arbitrada por Marcelo de Lima Henrique, com os auxiliares Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, e a TV Globo transmite para os para os estados do RJ, ES, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além de SC, exceto Florianópolis-SC.

header o que esta em jogo

Flamengo: mais do que o título do primeiro turno do estadual, a partida deste domingo vale para não estragar a festa da primeira conquista do clube com Ronaldinho. A torcida esgotou os ingressos à espera da vitória. Um revés teria gosto de “mico” e tiraria a paz do grupo de Vanderlei Luxemburgo.

Boavista: final de Taça Guanabara. Título inédito para o clube em jogo. Adversário? Flamengo. Tudo isso poderia deixar o Boavista assustado, mas a equipe de Saquarema não quer saber de pressão psicológica. Depois de eliminar o Fluminense na semifinal, vai deixar o favoritismo para o Rubro-Negro e entrar em campo tranquila para a decisão. O grupo do técnico Alfredo Sampaio está disposto a fazer história.

header as escalações 2

Flamengo: os treinos fechados no Ninho do Urubu precederam o duelo. Luxemburgo fez mistério e o justificou ao dizer que a final será um "clássico". O treinador fez vários testes, mas a formação não deve mudar muito. É possível que Egídio volte à lateral esquerda. Renato, Thiago Neves e Ronaldinho formariam o meio-campo, e Deivid continuaria um pouco à frente. A tendência é que o garoto Negueba fique como opção. O goleiro Felipe, que torceu o polegar da mão esquerda, treinou normalmente na véspera. Provável escalação: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Ronaldinho e Thiago Neves; Deivid.

Boavista: o treinador Alfredo Sampaio afirmou que não pretende que o time jogue recuado e, na sexta-feira, chegou a testar um esquema com três atacantes. Vinculado ao Flamengo, o meia Erick Flores não poderá jogar por razão contratual. Lesionado, o volante Douglas também está fora. Recuperando-se de lesão na coxa, o lateral-direito Joílson ainda é dúvida. Escalação: Thiago, Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luis e Frontini.

.
header fique de olho 2

Flamengo: holofotes, microfones, olhares. Tudo no Engenhão nesta tarde levará a Ronaldinho. Depois de quase um mês em ação, o camisa 10 está pronto para ser protagonista da decisão diante de cerca de 40 mil rubro-negros presentes no estádio.

Boavista: depois de segurarem Loco Abreu, do Botafogo, os zagueiros do Fla terão de enfrentar o atacante Frontini. Autor de seis gols no campeonato, o argentino, de 88 kg e 1,91m, fez os gols do Verdão sobre o Rubro-Negro na fase classificatória do primeiro turno. O Boavista foi a única equipe a marcar duas vezes contra os defensores de Luxemburgo.

header o que eles disseram

Ronaldinho, meia-atacante do Flamengo: “Está tudo correndo bem, dentro do previsto. Em cada jogo quero melhorar fisicamente. O resto vem ao natural, tudo dentro do planejado. É maravilhoso estar numa final dentro de pouco tempo de trabalho”.

Tony, meia-atacante do Boavista: "Não vamos ter pressão alguma. Acho que a gente fez o trabalho da maneira que tinha que ser feito. Conseguiu o segundo objetivo, já que o primeiro era estar na semifinal. Agora, a responsabilidade é do Flamengo. É uma equipe grande. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas entramos tranquilos, sabendo do nosso potencial. Vamos para lá para fazer um jogo bonito".

header números e curiosidades

* Flamengo e Boavista se enfrentaram apenas cinco vezes na história do Campeonato Carioca: quatro vitórias do Flamengo e um empate. A média de gols do confronto é de três por partida. Foram marcados 15 em cinco jogos.

* O Boavista é a sexta equipe considerada pequena a chegar a uma final da Taça Guanabara. De 2004 para cá (quando o formato do estadual permaneceu igual), Volta Redonda e Americano/2005, América/2006, Madureira/2007 e Resende/2009 conseguiram tal feito.

* Nas últimas seis vezes em que o Flamengo conquistou a Taça GB, a equipe da Gávea também levou o Campeonato Carioca: 1996, 99, 2001, 2004, 2007 e 2008. O Rubro-Negro busca o tradicional troféu pela 19ª vez, a sétima invicta.

* O Boavista disputou três partidas no Engenhão e até agora não perdeu. Foram duas vitórias e um empate: 3 a 1 sobre o Botafogo, em 2008, 3 a 1 sobre o Vasco, em 2011 e 2 a 2 com o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara deste ano (venceu nos pênaltis).

header último confronto v2

No segundo jogo de Ronaldinho com a camisa rubro-negra, o Flamengo teve trabalho. Em Macaé, o time de Luxemburgo fez 2 a 0 (Ronaldinho, de pênalti, e Deivid). A equipe de Saquarema empatou com o atacante Frontini. No fim, Negueba fez o terceiro do Fla: 3 a 2.

Na véspera da decisão, Felipe treina pênaltis e garante escalação

Apesar de ainda usar proteção no dedão da mão esquerda, goleiro também participa de rachão como jogador de linha

Por Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

A véspera da decisão contra o Boavista foi de treino descontraído no Ninho do Urubu. Apesar das dores no dedão da mão esquerda, Felipe foi um dos que participaram do animado rachão, atuando como jogador de linha. Ao fim da atividade, o goleiro também treinou pênaltis, garantindo escalação no jogo deste domingo, às 16h, no Engenhão.

- Tivemos um aproveitamento muito bom, todos treinaram com seriedade. O Felipe treinou normalmente e está tudo bem treinado - contou Ronaldinho Gaúcho, único jogador a dar entrevista neste sábado.

Diego Maurício, punido na véspera por ter chegado com meia hora de atraso ao Centro de Treinamento, também treinou normalmente.

O atacante Wanderley já está recuperado de lesão, mas ainda precisa aprimorar a parte física. Com isso, está fora da decisão.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não divulgou a escalação da equipe. No treino de sexta, ele fez vários testes. Uma das dúvidas está na lateral esquerda. Ele pode improvisar o zagueiro Ronaldo Angelim ou o meia Renato ou promover o retorno de Egídio, jogador da posição. A formação provável: Felipe, Léo Moura, Welinton, Deivid e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid.

O GLOBOESPORTE.COM transmite todos os detalhes da final da Taça Guanabara a partir das 15h30m deste domingo, com vídeos.

Felipe treino Flamengo (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Felipe: dedão da mão esquerda protegido por um curativo (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

TV Globo diz que não participará de licitação e só conversa com os clubes sobre direitos

'As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo', informou a emissora por meio de comunicado divulgado nesta sexta-feira

Por ESPN.com.br - Postado por Abraao Na Rede

Um dos personagens principais da recente polêmica entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro e o Clube dos 13, a Rede Globo anunciou por meio de um comunicado nesta sexta-feira que não participará da licitação dos direitos de transmissão dos jogos da competição, licitação da qual também devem fazer parte a Rede Record e a RedeTV!. A emissora afirma que a partir de agora negociará individualmente com cada clube.

"As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros", diz o comunicado sobre as condições da licitação impostas pelo Clube dos 13.

O acordo de direitos de TV para o Campeonato Brasileiro deste ano já está selado. O contrato para o período entre 2012 e 2014, porém, está em aberto. A Record surgiu como principal concorrente da Globo na disputa pela detenção dos direitos e como uma possibilidade de maiores lucros para o Clube dos 13, - até então responsável direto pela negociação - e, consequentemente, para os clubes.

No começo desta semana, a CBF decidiu após 24 anos de indefinição oficializar o Flamengo como campeão nacional de 1987, ao invés do Sport, antes considerado campeão. A medida soou como uma forma de afastar o clube da Gávea do C13, criando um racha no grupo.

A divisão começou a partir do momento em que o Corinthians decidiu se licenciar do C13 e negociar os valores individualmente. Em seguida, o Coritiba e os quatro grande do Rio - Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo -, tomaram o mesmo caminho.

O acordo de licitação do C13 prevê que a rede de TV interessada em transmitir o campeonato pague pelo menos R$ 500 mi. Detentora dos direitos nos últimos anos, a Globo teria a vantagem de vencer a disputa mesmo com porpostas até 10% maiores.

Com o racha dos clubes e a decisão da Globo de não negociar com o C13, entretanto, cria-se uma dúvida sobre o futuro da transmissão dos jogos do Brasileiro, já que no Brasil os times envolvidos em uma partida dividem os direitos desta partida, permitindo sua transmissão apenas no caso de ambos estarem sob acordo da mesma emissora.

Leia a nota abaixo na íntegra:

"Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor."

Luxemburgo não divulga escalação, mas diz que Fla está pronto para domingo

Sem usar a palavra mistério, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, preferiu não divulgar a escalação da equipe para a decisão da Taça Guanabara, contra o Boavista, domingo, às 16h, no Engenhão.

Por Uol Esportes -Postado por Abraao Na Rede

Luxa

Luxa testou algumas formações durante a semana, todas sempre com Ronaldinho como centroavante. Para o treinador, o time está “bem treinado” e pronto para o importante compromisso.

“Decisão é decisão. Você tem que preparar a equipe. Estamos bem treinados e preparados para jogar a final”, afirmou, acrescentando.

“Você monta uma equipe através do elenco e dos jogadores que possui. Posso usar
todos os jogadores do elenco, não se trata de mistério. Tenho a ideia do time na cabeça e as possibilidades de mudanças”, explicou.

Apesar de não ter participado de nenhum treinamento coletivo antes da decisão, o goleiro Felipe deve jogar normalmente mesmo com uma lesão na mão esquerda.

“Não vai ter problema para ele jogar no domingo”, enfatizou Luxemburgo.

Por fim, o treinador do Flamengo voltou a pedir respeito ao Boavista e disse que a decisão será como um “clássico”.

“Não podemos subestimar o Boavista. Para mim, final é um clássico independentemente da equipe. O Boavista
chegou com força e não pediu licença a ninguém para isso”, encerrou.

O Flamengo deve entrar em campo com a seguinte formação: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio (Renato Abreu); Maldonado, Willians, Renato Abreu, Darío Bottinelli (Guilherme Negueba) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho.

Flamengo monta equipe e estreia na Fórmula Truck neste domingo

Primeira etapa da temporada será disputada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul

Por Globo Esporte.com - Postado por Abraao Na Rede

O Flamengo estreia neste domingo na Fórmula Truck. A primeira das dez etapas do campeonato de corrida de caminhões será disputada neste domingo, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, às 13h (de Brasília). A equipe Fla Truck terá como pilotos Leandro Reis e José Maria Reis.

Vista da traseira do caminhão do Flamengo na Fórmula Truck (Foto: Divulgação / Site Oficial)

O contrato feito para toda a temporada estabelece a participação do clube
nos patrocínios levantados com o caminhão e um lucro mínimo de R$ 500 mil. Existe ainda a previsão do desenvolvimento, num acordo em separado, de licenciamento de produtos do mercado de automotivos sobre a marca Fla Truck.

Vista lateral do caminhão do Flamengo  (Foto: Divulgação / Site Oficial)

A segunda etapa será disputada no Rio de Janeiro, em 3 de abril, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O departamento de marketing rubro-negro prepara uma série de ações de relacionamento. Entre elas, a exposição de um protótipo do caminhão da equipe em um
ponto estratégico da cidade.

NYT: 'Patrícia Amorim, a mulher que doma torcedores de futebol no Brasil'

Presidente do Flamengo ganha um perfil no jornal americano 'The New York Times' por ter contratado Ronaldinho Gaúcho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Ronaldinho e Patricia Amorim juntos pelo Fla (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Patricia abraçada àquele que deu a ela notoriedade

mundial (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Na presidência do Flamengo, Patrícia Amorim pode não conquistar um título sequer com o futebol - a primeira chance de levantar uma taça, a Guanabara, é no domingo, contra o Boavista - mas já tem o seu nome marcado na galeria dos grandes dirigentes do futebol brasileiro por um único e grande feito: ela contratou Ronaldinho Gaúcho. Este fato ganhou tanta repercussão no mundo que ela teve nesta sexta-feira o seu perfil traçado pelo site do tradicional jornal americano "The New York Times".

Sob o título "Fora de campo, uma mulher doma torcedores de futebol do Brasil", o jornal americano destaca que em meio à multidão de torcedores que tomaram a Gávea no dia da apresentação de Ronaldinho Gaúcho, um grupo de marmanjos gritavam cantando ou cantavam gritando: "Patrícia! Patrícia! Nós amamos você!".

O "New York Times" ressalta que a ex-nadadora deu sua volta por cima após ter passado por um péssimo ano, em 2010, quando o goleiro Bruno foi preso, acusado de ter matado sua ex-amante Elisa Samudio, com quem teve um filho, e o atacante Adriano "lutou contra o alcoolismo e foi questionado sobre possíveis vínculos com traficantes de drogas".

Afirma o jornal, que ainda cita os péssimos resultados que o time rubro-negro obteve em campo, principalmente no Campeonato Brasileiro, no qual esteve ameaçado de ser rebaixado, mas ignora a passagem relâmpago de Zico, o maior ídolo da história do clube, pela diretoria de futebol, que foi pintado um retrato com preconceitos sexistas de que uma mulher não poderia administrar um clube de futebol, ainda mais sendo o de maior torcida do mundo, segunda a Fifa.

- Ela teve todo o azar que podia imaginar - disse o escritor Ruy Castro, um torcedor apaixonado do Flamengo.

No entanto, de acordo com o site do jornal, a Sra. Amorim, de 42 anos, encarou os piores momentos com a altivez de grande competidora que foi.

- Às vezes pensamos que algo é tão horrível que não há luz no fim do túnel. Mas você pode ter a sorte de passar por tudo isso, porque pode virar o jogo ainda mais rápido - disse a presidente rubro-negra ao "The New York Times".

O texto traça uma rápida história do clube e da trajetória de Patrícia Amorim como atleta olímpica, política e mulher até conquistar a presidência do clube lutando contra adversários masculinos. Deborah Frochtengarten, amiga de Patrícia e ex-nadadora como ela, resumiu a força que move a presidente do Flamengo a superar seus obstáculos:

- Ela não era tão alta e não era tão forte, mas ela era a primeira a chegar à piscina e uma das últimas a sair.

Depois de tranquilizar a torcida, Felipe fica fora do coletivo no Ninho

Com dor na mão esquerda, goleiro faz trabalho separado. Diego Maurício também não treina. Negueba foge da dividida e leva bronca de Luxa

Por Richard Souza e Breno Dines Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Depois de tranquilizar a torcida via Twitter, garantindo que estará em campo na decisão do próximo domingo, às 16h, contra o Boavista, Felipe ficou fora do coletivo desta tarde, no Ninho do Urubu. O goleiro fez um trabalho separado com o preparador Cantarele e o reserva Marcelo Lomba. As dores no dedão da mão esquerda não impediram Felipe de fazer movimentos intensos na atividade. Mas havia uma proteção no local.

Felipe do Flamengo (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
Felipe usou uma manga comprida por cima da proteção na mão esquerda. Dedão estava enfaixado

(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Vanderlei Luxemburgo se disse tranquilo com o caso, mas não cravou 100% a presença do camisa 1 rubro-negro na decisão.

- Felipe está bem. Poupei para não ter atrito desnecessário, normal. Não vai ter problema para domingo. Acho que sim - comentou o treinador.

No campo, Vanderlei Luxemburgo repetiu a série de mudanças testadas na última quarta. Quando o treino foi aberto aos jornalistas, uma hora depois do início, Deivid, Angelim e Negueba estavam entre os reservas. Egídio jogava na esquerda. Bottinelli fazia o meio, ao lado de Thiago Neves e Renato. Ronaldinho Gaúcho estava no ataque. Depois, o treinador fez várias trocas. Na principal delas, Deivid entrou no ataque, Renato passou para a lateral e Negueba foi para meia-direita, no lugar de Bottinelli.

O time que ficou mais tempo junto foi Paulo Victor, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho. Observado na quinta, Diego Maurício não treinou nesta sexta. Ele foi punido por Luxemburgo depois de chegar com meia hora de atraso.

Negueba leva bronca

Na última quinta-feira, Negueba comentou que tem sofrido provocações dos rivais em campo. Uma das preocupações do técnico Vanderlei Luxemburgo é fazer com que o jogador não tenha medo dos adversários, mesmo sendo franzino. No treino desta sexta, no Ninho do Urubu, Negueba fugiu de uma dividida com Renato e levou uma bronca do ténico Vanderlei Luxemburgo.

- Não tira o pé da bola, Neguinho! - gritou o treinador.

Fla lança camisa para comemorar reconhecimento do título de 1987

Produto terá os dizeres: 'Hexa. Eu já sabia'. Venda começa domingo, no Engenhão, antes da final da Taça Guanabara

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

A diretoria do Flamengo ainda comemora a decisão da CBF de reconhecer oficialmente o clube como campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. Neste domingo, no Engenhão, antes da final da Taça Guanabara, os torcedores poderão comprar uma camisa limitada lançada pelo departamento de marketing rubro-negro. Nela, há os dizeres "Hexa. Eu já sabia". A camisa será comercializadano quiosque de produtos oficiais do clube, situado no Setor Leste Superior. O preço será R$ 49,90.

- O Flamengo não poderia deixar uma data tão importante como esta passar em branco. Todo mundo ja sabia que éramos hexa, pois ganhamos em campo. Mas o reconhecimento oficial é importante. Fizemos esta camisa para a torcida comemorar. E um momento histórico- afirmou o vice-presidente de Marketing do Flamengo, Henrique Brandão.

Após a venda no Engenhão, a camisa estará a venda nos quiosques da FlaShop em shoppings do Rio de Janeiro.

Camisa Flamengo Bolinhas (Foto: Divulgação / site oficial)
Camisa tem a Taça de Bolinhas, troféu feito pela Caixa para o primeiro penta (Foto: Divulgação / site oficial)

Clube dos 13 lamenta saída da Globo do processo de licitação do Brasileiro

Presidente da entidade, Fábio Koff diz que empresa é 'parceira que ajudou a criar o produto' e se diz surpreso com decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

O Clube dos 13 manifestou-se oficialmente depois do anúncio de que a Rede Globo não participará do processo de licitação de cessão dos direitos de imagem do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014. O presidente da entidade, Fábio Koff, lamentou a saída da emissora, a quem considera uma parceira. Antes de emitir a nota oficial, Koff falou por telefone com o GloboEsporte.com.

- Lamento profundamente. A Globo é uma parceira que ajudou a criar e a fortalecer o produto (Campeonato Brasileiro). Nossas relações não podem ser abaladas. Eu tenho simpatia pessoal pela Globo - disse, na noite desta sexta-feira, pouco antes de a entidade se manifestar oficialmente.

Na nota oficial, o Clube dos 13 se diz surpreendido pela decisão da Globo em procurar diretamente os clubes em busca de um novo formato para a disputa pelos direitos. A carta-convite com o edital de licitação foi enviada na quinta-feira pelo Clube dos 13 a cinco emissoras: Rede Globo, RedeTV, Bandeirantes, Record e SBT.

Leia, abaixo, o comunicado do Clube dos 13 na íntegra.

O Clube dos 13 tomou conhecimento pela imprensa da decisão da Rede Globo de não participar da licitação para os direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros do triênio 2012-2014.

A entidade lamenta o fato de a emissora ter mudado abruptamente de posição, uma vez que desde a criação do Clube dos 13 a Rede Globo foi sempre parceira na construção e no fortalecimento do futebol brasileiro.

Esclarecemos que todas as cláusulas que constam na carta-convite foram exaustivamente discutidas com as empresas interessadas, inclusive com a Rede Globo, e que em nenhum momento deste processo liso e democrático seus representantes nos manifestaram direta ou indiretamente a decisão de não participar do certame.

Nos causa surpresa, ainda, que seus representantes tenham procurado diretamente os clubes, desrespeitando acordo firmado no ano passado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Antes mesmo do anúncio da Rede Globo, o Clube dos 13 procurou espontaneamente o CADE e pediu uma audiência, agendada para a próxima terça-feira (01/03), com o procurador-geral, Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, e o presidente do conselho, Fernando Furlan. O objetivo da reunião é relatar aos órgãos competentes os últimos acontecimentos e ratificar nosso compromisso com uma licitação que dê a todos os interessados as mesmas oportunidades de concorrência.

A entidade que congrega as 20 maiores agremiações do país reafirma seu desejo de união com todos os presidentes de clubes e sua missão de trabalhar de forma limpa, transparente e incansável para que o torcedor, nossa única razão de existir, possa testemunhar um marco histórico de viabilidade econômica no esporte, fator imprescindível para que nosso futebol siga forte, competitivo e recheado de craques.

Fabio André Koff

Presidente do Clube dos 13

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Jogos importantes do Brasileiro custarão mais para TV em 2012

Edital do C13 prevê pagamento de valor extra para transmissão de partidas no estado onde elas são realizadas

Por IG Esportes -Postado por Abraao Na Rede

De acordo com as regras estipuladas pelo Clube dos 13 para o televisionamento dos Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014, a emissora de TV aberta que exibir as edições do torneio terá que pagar um valor extra aos clubes para mostrar jogos no estado onde eles são realizadas. De acordo com o item 3 do artigo I do documento enviado às emissoras nesta quinta-feira, a empresa terá direito a escolher seis partidas do torneio para exibir na praça.

Esse

limite já existia no contrato vigente com a Rede Globo, mas valia apenas para a cidade onde o jogo é realizado e não para todas os municípios do estado, como será a partir de 2012. A grande novidade, entretanto, é o extra que a TV terá que pagar para exibir essas partidas.

“Os valores relativos às transmissões desses jogos serão estipulados antecipadamente pelo Clube dos 13”, diz o documento enviado às emissores de TV aberta, sem deixar claro quanto a empresa precisará pagar.

O diretor-executivo do Clube dos 13, Ataíde Gil Guerreiro, explicou ao iG que esse valor

poderá chegar até ao dobro ou triplo do que vale uma partida da competição. “Fizemos isso para privilegiar os times que estiverem na ponta da tabela nas últimas rodadas. Eles receberão o dinheiro da partida que a TV escolher passar na praça”, afirmou o dirigente.

Cada jogo do Brasileiro custará R$ 1,3 milhão para a emissora, cálculo em cima do valor mínimo da concorrência, os R$ 500 milhões. Com o dobro, a empresa pagará R$ 2,6 milhões. Se for o triplo será R$ 3,8 milhões. O valor será dividido entra as duas equipes que tiverem o seu jogo escolhido
pela TV.

Esse pagamento de um extra para jogos exibidos na praça foi um dos pontos do edital do C13 que desagradou a Globo, atual detentora dos direitos de transmissão. Pela primeira vez na história, a empresa não terá clausula de preferência. Isso garantia à emissora, igualando a proposta de um concorrente, levar o Campeonato Brasileiro. Por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a vantagem foi derrubada.
Segundo diretores do Clube dos 13, a emissora líder de audiência estaria pressionando os filiados da entidade para negociarem em separado. “A Globo não quer concorrência”, afirmou Ataíde Gil

Guerreiro, na última quarta-feira.

O Corinthians foi o primeiro a dizer que negociaria sozinho os direitos de transmissão das suas partidas. O presidente da equipe, Andrés Sanchez, chegou a pedir desfiliação do C13. Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e Coritiba também querem negociar em separado, mas não pretendem deixar a entidade.

O resultado da concorrência será conhecido no dia 11 de março, quando o C13 abrirá os envelopes com as propostas das empresas.

Presidente do C13 culpa CBF e Globo por racha, se diz traído e chama Teixeira de 'abjeto'

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Juca Kfouri, comentarista e apresentador dos canais ESPN, publicada na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo, o dirigente responsabiliza o presidente da CBF

Por ESPN.com.br - Postado por Abraao Na Rede

Presidente do C13 culpa CBF e Globo por racha, se diz traído e chama Teixeira de 'abjeto'

O presidente do C13, Fábio Koff, conversou com Juca Kfouri e atacou CBF e Globo

Em meio ao racha no Clube dos 13 por conta das negociações pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o presidente da entidade, Fábio Koff, resolveu disparar publicamente e acertou em cheio dois alvos pesados: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Rede Globo de Televisão.

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Juca Kfouri, comentarista e apresentador dos canais ESPN, publicada na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo, o dirigente responsabiliza o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o principal executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, pelo racha no C13.

Koff ainda chama Teixeira de "abjeto", diz que foi traído várias vezes pelo cartola e fala até na possibilidade de criação de uma liga nacional de clubes, projeto antigo da entidade que preside.

"Essa ruptura do C13 é coisa do Ricardo e do Marcelo. Eles são vizinhos de sítio e tramam tudo nos churrascos que fazem", disparou Fábio Koff, que conversou com Juca Kfouri na tarde da última quarta-feira, na escritório do jornalista, em sua casa.

O presidente do C13, Fábio Koff, conversou com Juca Kfouri e atacou CBF e Globo
Crédito da imagem: Agência Estado"Errei ao aceitar ser chefe da delegação da seleção brasileira na Copa da França. E foi muito criticado por isso, com razão de quem criticou", continuou Koff. "Fui, convivi pouco com o Ricardo, ele lá, eu cá, mas não posso negar que ele é tão poderoso como abjeto."

O presidente do C13 e ex-presidente do Grêmio também disse que já foi alvo de traições por parte da alta cúpula da cartolagem nacional "Fui traído muitas vezes ao longo desses anos, embaixo do pano, na calada da noite", atacou.

Em relação à reeleição obtida no ano passado para mais um mandato à frente do C13, em que derrotou Kléber Leite, candidato apoiado por Ricardo Teixeira e que contava com a simpatia da Globo, Koff falou em uma "armação" para eleger o adversário.

"Juro que não queria mais uma reeleição. Mas, quando vi a armação para eleger o Kléber Leite, sem nenhuma conversa comigo, até meus filhos e minha mulher, que não queriam mais que eu ficasse, acharam que não, que eu tinha de ir para a luta", contou. "E eles compraram votos, empréstimo para um, adiantamento para outro, mas não passaram de oito votos porque nós também trabalhamos sem descanso."

Sobre a negociações pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, Fábio Koff voltou a se colocar como antagonista dos interesses da direção da CBF, que, em sua visão, influenciou alguns clubes para que rompessem do C13 ou decidissem negociar separadamente. "Só me resta lutar até o fim. Se cair, cair de pé. Quem sabe não lanço agora a Liga (nacional de clubes)?", sugere.

Ao tomarem conhecimento das declarações de Koff a Juca Kfouri, Ricardo Teixeira e Marcelo Campos Pinto disseram à Folha que o fórum mais adequado para responder às acusações do presidente do C13 é o Poder Judiciário. "Somente posso atribuir o seu comportamento (de Koff) à atitude de uma pessoa de idade avançada, que nos últimos tempos vem dando demonstrações públicas de um total desequilíbrio emocional", disse Campos Pinto ao jornal.

Negueba agradece carinho e reconhecimento da torcida

Jovem atacante do Flamengo procura atender fãs, que já gritam seu nome nos estádios

Por Site Oficial - Postado por Abraao Na Rede

Há pouco tempo Negueba participou de uma reportagem da TV Globo, onde caminhava tranquilamente pelas ruas do Centro do Rio, sem uniforme. Acabou sem ser reconhecido, já que é promessa das divisões de base do Flamengo e só apareceu no elenco profissional no final do ano passado.

Negueba

Ainda na matéria, Negueba trocou de roupa, colocou o uniforme do Flamengo, com seu nome nas costas. Aí, sim, teve que dar autógrafos e tirar fotos com os fãs. Tudo feito
com a maior paciência e com o sorriso característico no rosto.

Mas esse cenário apresentado na televisão vem mudando a cada dia. Amuleto do técnico Vanderlei Luxemburgo, Negueba está sendo cada vez mais reconhecido como jogador do Flamengo. E a idolatria não assusta nem um pouco o ainda menino Guilherme, seu nome de batismo.

"Aconteceu muito rápido. Não esperava tanto. A torcida até grita meu nome. Significa que o trabalho está sendo bem feito. Posso garantir que pretendo dar muita alegria para a torcida do Flamengo", afirmou Negueba, que já sabe como retribuir o assédio dos rubro-negros.


"Os torcedores gostam de carinho e atenção, Eles pedem autógrafos e fotos. Pretendo sempre atender com as pessoas, converso pelo twitter... Aí as pessoas vão gostando, gritando meu nome", disse Negueba.

E se está dando um bom tratamento à bola e aos torcedores, Negueba merece e deverá ser recompensado. O jovem talento rubro-negro terá um sonho realizado neste domingo (27.02), na final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Boavista.

"É um sonho. Estou acostumado a ver só pela televisão. Podendo estar no campo, vai ser muito legal", revelou, com os pés no chão e sem temer
cobranças.

"Quando tem que elogiar, o pessoal vai elogiar. Quando tiver que cobrar, vão cobrar. É normal".

Do blog: Além de promissor com a bola nos pés, o jovem Giuilherme Negueba tem muita personalidade! Fator primordial para ser ídolo de um clube do tamanho e grandeza do Flamengo.

Felipe deixa treino do Fla com dedo da mão esquerda imobilizado

Goleiro cai de mau jeito e se machuca durante atividade no CT. Paulo Victor participa do treino na equipe titular. Negueba ganha chance

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Herói da classificação do Flamengo para a final da Taça Guanabara, defendendo dois pênaltis na disputa com o Botafogo, Felipe se machucou durante o treino desta quinta-feira, no Ninho do Urubu. Ele caiu de mau jeito após uma defesa e sofreu uma torção no dedo da mão esquerda. Ele deixou o clube dirigindo o carro, mas com o polegar imobilizado.

Felipe do Flamengo (Foto: Divulgação / Alexandre Vidal)
Felipe faz cara de dor ao deixar o campo na companhia do médico Márcio Tanure (Foto: Divulgação / Alexandre Vidal)

Caso Felipe não tenha condições de enfrentar o Boavista no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, Paulo Victor é o mais cotado para substitui-lo. O goleiro treinou no time titular nesta quinta.

No pouco tempo de treinamento aberto à imprensa, Vanderlei Luxemburgo testou três mudanças em relação ao time que passou pelo Botafogo no domingo passado. Negueba foi mais uma vez observado no ataque, na vaga de Deivid, e desta forma Ronaldinho jogou como centroavante. O argentino Bottinelli entrou no lugar de Ronaldo Angelim, com Renato passando a fazer a ala esquerda. E Maldonado, recuperado de uma torção no tornozelo, substitui Fernando.

O time terminou o treino com: Paulo Victor; Léo Moura, Welinton, David Braz e Renato; Willians, Maldonado, Bottinelli, Negueba e Thiago Neves; Ronaldinho.

Em um dia, torcida do Fla compra mais de 33 mil entradas para decisão

Restam 2.700 bilhetes para a final da Taça Guanabara contra o Boavista, domingo, no Engenhão

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

A chance de assistir ao capitão Ronaldinho levantar a primeira taça pelo Flamengo desencadeou uma busca intensa às bilheterias nesta quinta-feira, primeiro dia de venda (para não-sócios) para a final da Taça Guanabara, domingo, contra o Boavista. À noite, o clube divulgou a parcial que refletiu as filas ao longo do dia: 33.366 ingressos vendidos para o duelo, que começa às 16h (de Brasília), no Engenhão.

fila ingressos Flamengo Hengenhão (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Torcedores do Flamengo fazem longa fila no Engenhão (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

As 2.700 entradas restantes - de todos os setores - serão vendidas na ala sul do estádio a partir das 9h desta sexta-feira. Cada pessoa pode adquirir até dois ingressos e haverá distribuição de senha para evitar tumultos.

Confira os preços:

Norte: R$ 30 (R$ 15 – meia-entrada) – Área mista
Sul: R$ 30 (R$ 15 – meia-entrada) - Flamengo
Oeste Inferior: R$ 60 (R$ 30 – meia-entrada) - Flamengo
Oeste Superior: R$ 40 (R$ 20 – meia-entrada) - Flamengo
Leste Inferior: R$ 60 (R$ 30 – meia-entrada) - Flamengo
Leste Superior: R$ 40 (R$ 20 – meia-entrada) - Flamengo

Liverpool sofre, mas passa de fase. Com facilidade, Leverkusen avança

Confira os resultados dos 16 avos de final da Liga Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Liverpool, Inglaterra - Postado por Abraao Na Rede

Dirk Kuyt comemora gol do Liverpool (Foto: Reuters)
Dirk Kuyt comemora gol do Liverpool no fim do jogo

(Foto: Reuters)

O Liverpool sofreu, mas conseguiu se garantir nas oitavas de final da Liga Europa após bater por 1 a 0 o Sparta Praga, nesta quinta, em duelo realizado no estádio de Anfield Road. Na próxima fase, o time da Terra dos Beatles encara o Braga-POR, que eliminou o Lech da Polônia com o placar agregrado de 2 a 1.

Como havia empatado por 0 a 0 na República Tcheca, os Reds, que não contaram com Gerrard (se recupera de uma lesão na virilha), precisam de um triunfo simples para passar de fase. Vitória essa que só veio aos 40 minutos do segundo tempo graças a um gol do holandês Kuyt, de cabeça, após cruzamento do português Raul Meireles.

Em outro jogo do dia, o Bayer Leverkusen foi o oposto do Liverpool. Com gols de Ballack e Rolfes, os alemães derrotaram o Metalist por 2 a 0 em casa (já haviam vencido partida de ida na Ucrânia por 4 a 0) e asseguraram um posto nas oitavas de final. Na próxima etapa o time do brasileiro Renato Augusto, titular na partida desta quinta, encara o Villarreal.

- Já tínhamos uma boa vantagem conquistada no primeiro confronto, mas nosso objetivo era respeitar o adversário, lutar pela vitória e foi isso que fizemos. Tive a felicidade de fazer a jogada que resultou no gol de Rolfes. Vamos comemorar a classificação agora, mas já temos que nos concentrar no Campeonato Alemão. Teremos um jogo difícil contra o Werder. O adversário não atravessa um bom momento, mas esse é sempre um duelo complicado - disse Renato Augusto.

Confira os resultados dos 16 avos de final da Liga Europa
* classificados em negrito

Terça-feira

CSKA 1 x 1 PAOK

Quarta-feira

Porto 0 x 1 Sevilla

Quinta-feira

Sporting 2 x 2 Rangers
Liverpool 1 x 0 Sparta Praga
Spartak Moscou 1 x 1 Basel
Zenit 3 x 1 Young Boys
PSV 3 x 1 Lille
Bayer Leverkusen 2 x 0 Metalist
Villarreal 2 x 1 Napoli
Ajax 2 x 0 Anderlecht
Braga 2 x 0 Lech
Dínamo de Kiev 4 x 0 Besiktas
Manchester City 3 x 0 Aris
Twente 2 x 2 Rubin
Stuttgart 0 x 2 Benfica
PSG 0 x 0 BATE

Confira os confrontos das oitavas de final da Liga Europa

Benfica x Paris Saint-Germain
Villarreal x Bayer Leverkusen
Dínamo de Kiev x Manchester City
Twente x Zenit St. Petersburg
CSKA Moscou x Porto
PSV Eindhoven x Rangers
Ajax x Spartak de Moscou
Liverpool x Braga

De virada, Grêmio perde fora de casa para o Junior Barranquilla-COL

Borges marcou primeiro, mas colombianos alcançaram a vitória por 2 a 1

Por Eduardo Cecconi Direto de Barranquilla, na Colômbia - Postado por Abraao Na Rede

O Grêmio saiu na frente mas não conseguiu manter o resultado. De virada, os tricolores gaúchos perderam para o Junior Barranquilla-COL por 2 a 1, na madrugada de quinta para sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. A partida, disputada no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, quase ficou marcada por um gol antológico do zagueiro Rodolfo, em chute de antes do meio do campo, um minuto antes de o Grêmio sofrer o segundo gol. No fim, o árbitro deu apenas um minuto e meio de acréscimo.

Borges abriu o placar para o Grêmio. Hernández e Viáfara marcaram os gols colombianos. O Junior Barranquilla-COL agora isola-se na liderança da chave, com 6 pontos. O Grêmio, pelo saldo de gols, é o segundo colocado, com 3 - ao lado do León de Huánuco-PER. O Oriente Petrolero-BOL está na lanterna, sem nenhum ponto.

Início promissor

Minutos antes do início da partida, Renato Gaúcho se viu obrigado a modificar o time do Grêmio. Com dores no joelho direito, Lúcio não passou no derradeiro teste físico, e deu lugar a Adilson no meio-campo. Carlos Alberto já estava confirmado.

Com as novas camisas azuis celestes o Grêmio jogou da forma como gosta seu treinador. Mesmo fora de casa, contra aproximadamente 30 mil torcedores adversários, os gaúchos posicionaram-se de início no campo de ataque.

Víctor Cortes Juniors Barranquilla x Grêmio (Foto: EFE)
Víctor Cortéz tenta o gol diante Roldofo, que voa tentando cortar a bola, André Lima e Victor (Foto: EFE)

E assim surgiu o primeiro gol. Trocando passes, o Grêmio cercou a área do Junior Barranquilla-COL. E quando perdeu a posse, não recuou. Pelo contrário. Fábio Rochemback adiantou-se, roubou a bola, e deu origem à combinação finalizada pelo disparo de canhota do centroavante Borges, aos 4 minutos. A bola ainda tocou o travessão antes de entrar: 1 a 0.

Dez minutos depois os colombianos responderam, acertando o poste esquerdo defendido por Victor. Mas a sorte acompanhou o Grêmio no lance e, em vez de passar a linha, a bola voltou para a área, e foi afastada pelo bico do pé esquerdo de Rodolfo.

Pressão aérea

Com jogadores altos, o time da casa investiu nos cruzamentos. Houve uma sequência de cinco escanteios, todos anulados pela defesa tricolor. O Grêmio já esperava por isso, e o combate à bola alta foi estudado em vídeos, e treinado em campo.

Mas foi pelo chão que saiu o empate do Junior Barranquilla. Aos 28, o ágil Giovani Hernández apanhou um rebote rasteiro na área gremista, e com categoria empatou.

Borges gol Grêmio (Foto: EFE)
Borges comemora o seu gol (Foto: EFE)

Aquele início promissor do Grêmio não mais se repetiu. Embretado pela pressão colombiana, o time gaúcho passou a cometer faltas. Carlos Alberto, amarelado, colocava sua permanência em campo sob risco iminente:

- Mais uma falta e ele vai expulsar o Carlos Alberto - disse Renato, à beira do campo.

Sete minutos depois do empate o treinador gremista substituiu Carlos Alberto, colocando o lateral-esquerdo Bruno Collaço no meio-campo - a exemplo do modelo de jogo elaborado a partir da presença do titular Lúcio no setor. Evitou a expulsão do camisa 22, e conseguiu arrefecer o ímpeto do Junior.

Pé no freio

Do vestiário, o Grêmio saiu mais tranquilo. Voltou a valorizar a posse de bola, trocando passes na intenção de retirar do Junior Barranquilla-COL a velocidade de suas transições ofensivas.

Bem posicionado, e articulado, o Grêmio recomeçou melhor o jogo. E teria a chance de passar à frente se o árbitro mexicano Marco Rodríguez tivesse marcado pênalti no centroavante Borges. Lançado na área, ele foi puxado pelo zagueiro, mas o juiz ignorou o lance.

A estratégia tricolor, entretanto, deu certo. Não se repetiram a pressão, a insistência ou a rapidez de movimentos ofensivos dos anfitriões. Pelo contrário. Com boas atuações de Rochemback e Douglas, o Grêmio controlou o segundo tempo com passes curtos, tabelas e marcação eficiente.

Incrível é pouco

Em um minuto, o jogo incendiou-se novamente. Aos 28 o zagueiro Rodolfo quase marcou um gol antológico no Estádio Metropolitano. De antes do meio-campo, ele percebeu o goleiro Rodríguez adiantado, e bateu forte.

A bola tomou a direção certa, mas bateu no chão dentro da pequena área, subiu e encobriu o travessão. Durante frações de segundos, o público silenciou completamente. E todos, atônitos, assistiram à salvação do goleiro. Rodolfo já corria para comemorar, e ajoelhou-se lamentando o azar. Incrível.

E aos 29, o Junior virou a partida. Após cruzamento, o volante Viáfara completou uma linha de passes aérea e antecipou-se ao goleiro Victor: 2 a 1. Placar que persistiu até o final.

Próximos jogos

Pela Taça Libertadores, o Grêmio volta a jogar às 20h15m da próxima quinta-feira, dia 03 de março. Será no Estádio Olímpico, contra o Léon de Huánuco-PER, pela terceira rodada do Grupo 2.

Antes, às 16h de domingo, o Grêmio encara o Cruzeiro-Poa pela semifinal da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho - também no Olímpico.

Junior BARRANQUILLA-COL 2 X 1 GRÊMIO
Rodríguez; Gómez, De Almeida, Macías e Fawcett; Viáfara, Páez (Valencia), García e Giovane Hernández; Bacca e Cortéz (Cárdenas, depois Barahona). Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo e Gilson (Vinicius Pacheco); Fábio Rochemback, Adilson, Carlos Alberto (Bruno Collaço) e Douglas; Borges e André Lima (Júnior Viçosa).
Técnico: Óscar Quintabani. Técnico: Renato Gaúcho.
Data: 24 de fevereiro de 2011. Local: Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia. Árbitro: Marco Rodríguez, auxiliado por Marvin Torrentera e José Luiz Camargo (trio mexicano).
Gols: Borges (Grêmio), aos 4m; Hernández (Junior Barranquilla-COL) aos 28m, no primeiro tempo. Viáfara (Junior Barranquilla-COL), aos 29m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cortéz (Junior Barranquilla-COL); Adilson, Carlos Alberto (Grêmio).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Zico e o troféu da Copa União: 'Nesse nem o Fla põe a mão'

Por O Dia - Postado por Abraao Na Rede

Zico e Copa União

Enquanto o Flamengo briga na Justiça para conquistar de vez a Taça de Bolinhas, que está com o São Paulo, Zico, ídolo da geração campeã de 1987, já tem o seu próprio troféu muito bem guardado. Alheio ao reconhecimento oficial pela CBF, o Galinho guarda em casa a taça que ergueu no dia 13 de dezembro de 1987, quando o Rubro-Negro venceu o Internacional na final da Copa União. Em 1990, quando encerrou sua carreira, Zico recebeu-a de presente, como uma homenagem da revista ‘Placar’ — criadora do troféu.

Mas, se depender
do Galo, a Taça da Bolona, que tem gravado ‘Copa União’ na base, ainda vai demorar para encontrar seu lugar na sala de troféus da Gávea. Ele admite doá-la um dia, mas impõe uma condição. “Pretendo doar ao Flamengo no dia em que o clube tiver uma administração digna de receber. Assim como o nosso time foi digno de ganhar”, disse Zico, alfinetando a atual administração do Rubro-Negro.

Observando de longe a briga entre Fla e São Paulo pela Taça das Bolinhas, Zico diverte-se com a situação. “Não tem a de bolinha, mas eu tenho a de bolona. E
essa ninguém pode pegar, só se me assaltar. Sendo que agora corro o risco, né? Já sabem que está aqui e podem querer vir pegar”, brincou o Galinho, que completou. “Essa taça foi um presente da ‘Placar’ para mim. Seria o troféu de outras edições da Copa União se o torneio continuasse. É especial porque nós carregamos depois daquele jogo”. lembra.

Experiente, o Galo fez pouco caso da recente decisão da CBF, que legitimou o título de 1987 na segunda-feira, com 23 anos de atraso. No entanto, não hesitou em criticar a postura do São Paulo, que aceitou receber
o troféu na semana passada.

“Para mim não significa nada essa oficialização. Eu só não vou poder mais fazer piada com a Taça de Bolinhas nas minhas palestras. Perdeu a graça. Na verdade, mudou apenas para o torcedor e para o clube. Agora, o São Paulo, um clube que é visto como digno, brigou com o Flamengo pelo reconhecimento da Copa União e faz o que faz. O que a gente tem que lamentar e que tudo agora tem por trás de jogadas políticas”, criticou o Galo.

Do blog: É galera, ainda dizem que o Clube São Paulo é modelo de gestão e organização. Eles também poderiam também, serem dignos e devolverem esse troféu para quem é de direito.

Patrícia Amorim pede calma em meio ao racha e descarta dois Brasileiros distintos

Por Uol Esportes - Postado por Abraao Na Rede

Um dos dissidentes mais relevantes no racha do Clube dos 13, o Flamengo não quer ir além da discussão sobre os direitos de transmissão. Com o tom de quem tenta amenizar a situação, Patrícia Amorim, presidente do clube descartou a formação de dois Campeonatos Brasileiros distintos.

“Não há interesse em se distanciar ou romper com o Clube dos 13 nesse momento, mas de retomar a essência da fundação da entidade. Não pensamos em formar liga. A questão é a negociação dos direitos de transmissão”, disse Patrícia Amorim, durante a entrevista coletiva dos presidentes dos quatro grandes clubes cariocas.


A formação de dois campeonatos distintos pelos dois grupos nunca ganhou grande repercussão entre os dirigentes, mas foi ventilada pela imprensa. Só que mesmo em um único torneio, os efeitos do racha poderão ser sentidos.

No Brasil vigora o direito de arena. Segundo ele, os direitos de imagem de um evento esportivo pertencem aos dois clubes que estão em campo. Por isso, caso dois blocos de clubes fecham com duas emissoras diferentes, cada uma das TVs só poderá exibir as partidas que envolvam clubes com os quais têm contrato.

No cenário atual, por exemplo, São Paulo e
Corinthians estão em lados políticos opostos. Caso não tenham contrato com a mesma emissora de TV, os rivais não terão o clássico que disputam televisionado.

Mesmo diante desse panorama, o Flamengo mantém sua postura. Historicamente opositor da atual gestão da CBF, aproximou-se de Ricardo Teixeira na última segunda, quando teve seu título brasileiro de 1987 reconhecido pela entidade. Ao lado do Corinthians, o clube da Gávea tornou-se líder dos insurgentes, garantiu a presença de seus pares do Rio e bate o pé na negociação com as TVs separada do Clube dos 13.

Patrícia Amorim não entende, porém,
que as conversas individuais sejam o melhor caminho. Segundo ela, os quatro grandes do Rio devem negociar em bloco com as emissoras interessadas.

“Vamos sempre defender os interesses de cada clube, mas negociando em conjunto, porque é melhor assim”, disse a mandatária rubro-negra, em entrevista à TV Bandeirantes.

Racha no C13 traz negociação perigosa para os clubes

Dissidentes estão livres do Termo de Conduta do Clube dos 13, mas podem ser processados

Por Lancepress - Postado por Abraao Na Rede

Caso mantenham a intenção de negociar em separado os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, os dissidentes do Clube dos 13 não estão obrigados a cumprir o Termo de Ajuste de Conduta firmado pela entidade com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em outubro do ano passado. A avaliação é da advogada Patrícia Agra, especialista em concorrência, que trabalhou como assessora jurídica da presidência do Cade de 2004 a 2008.

Entre outras medidas, o TAC estabeleu o fim da cláusula de preferência
que beneficiava a TV Globo; determinou a realização de concorrência para a venda dos direitos, com propostas fechadas dos interessados; e recomendou a negociação em separado das diversas plataformas de mídia (Tv aberta, TV fechada, ppv, mobile e internet), que sempre foram oferecidas em conjunto pelo Clube dos 13 em processos anteriores.

- O TAC foi assinado pela entidade, a União dos Clubes Brasileiros. Quando os clubes é que negociam, tecnicamente não estão obrigados a cumpri-lo. Mas estão sujeitos a novo processo – explica a advogada.

O processo aberto pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça
para investigar as negociações de direito do Campeonato Brasileiro durou 13 anos. Eram cinco as acusações iniciais contra a Tv Globo, detentora dos direitos, e o Clube dos 13: formação de cartel, compra conjunta, exclusividade, cláusula de preferência e sublicenciamento. Antes do julgamento do caso pelo Cade foi firmado um acordo em que as partes se comprometeram a abrir mão de práticas de anti concorrenciais. Foi quando a Globo e o C13 assinaram os Termos de Ajuste de Conduta.

As recomendações do Cade vem sendo seguidas pelo Clube dos 13. O modelo confirmado ontem pela diretoria da entidade estabelece
a concorrência e divide as mídias. No entanto, a idéia é considerar vencedoras as melhores propostas financeiras. Os dissidentes, ao contrário, defendem levar em conta outros critérios como audiência e exposiçaõ de marca. Ao negociarem em separado, poderão estabelecer esses critérios, que em tese beneficiam a Globo, como fator de julgamento.

Furacão: sem TV em dois anos

Em 2007 e 2008, a direção do Atlético-PR não concordou com os valores oferecidos pela Rede Paranaense de Televisão (RPC), afiliada da Rede Globo no Estado, para a transmissão do Estadual, cerca de R$ 400 mil pela competição.

O clube
não teve dúvida: não assinou o contrato e todos seus jogos pelo Paranaense não puderam ser transmitidos.

Ceará barrou TV, mas voltou atrás

Os primeiros jogos do Ceará no Estadual deste ano não tiveram transmissão pela televisão. O clube não aceitou a proposta da TV Verdes Mares (afiliada da Globo) – R$1,7 mi dividido entre 12 equipes, mais propaganda no uniforme.

Posteriormente, com a melhora no valor, o Ceará assinou e seus jogos estão sendo transmitidos normalmente.

Bate-Bola
Patrícia Agra - Advogada, em entrevista ao L!

LANCE!: Quem, afinal, está submetido ao Termo de Ajuste
de Conduta firmado com o Cade?

Patrícia Agra: Na verdade, são dois termos. Um assinado pelo Clube dos 13, outro pela TV Globo. Mas ambos tratam exclusivamente da negociação entre a entidade e a emissora pelos direitos do Campeonato Brasileiro.

L!: Os clubes, portanto, não estão sujeitos ao termo? Eles poderiam negociar, mesmo com a Globo, restabelecendo práticas como o direito de concorrência ou o pacote com várias mídias?

PA: Tecnicamente, não estão sujeitos. Mas não acredito, como advogada, que isso venha a ocorrer. Essas práticas poderiam implicar na abertura de novo processo pela SDE (Secretaria de
Direito Econômico).

L!: Mas o processo do Clube dos 13 demorou 13 anos...

PA: O processo chegou ao Cade, enviado pela SDE em 2008 O Cade tem poderes para suspender um contrato em vigor, aplicar penalidades. No caso do Clube dos 13 e da Globo isso não ocorreu porque firmou-se o termo.

L!: Quando recomendou que o C13 fizesse concorrência o Cade estabeleceu os critérios de julgamento? Teria de ganhar, por exemplo, quem oferecesse a melhor oferta financeira?

PA: Não. Os critérios podem ser fixados livremente, desde que sejam objetivos e claros. Que não tenham o
sentido de beneficiar a um dos participantes.

L!: Além da concorrência, do fim da preferência e da negociaçao em separado das mídias o que destacaria no TAC em vigor?

PA: Estes três pontos principais do termo são importantes para criar a concorrência nesse mercado. Há uma mudança também no sublicenciamento em TV aberta. O detentor, que cede os direitos a um terceiro, não pode mais impor o jogo que este vai transmitir. (É o que a Globo faz hoje com a Band)