quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Especial Júnior

Por Flapédia - Postado por Abraao Na Rede

Júnior

Leovegildo Lins da Gama Junior, mais conhecido como Junior, foi um dos melhores jogadores futebol de todos os tempos, entre os três maiores laterais-esquerdos, e um dos grandes ídolos da história do Flamengo.

Fez parte do elenco mais vitorioso da história do Flamengo e é o recordista de partidas oficiais pelo clube, com 857 jogos.

Fez também parte de grandes elencos da Seleção Brasileira, participou das Olimpíadas de Montreal em 1976 e das Copas do Mundo de 1982 e 1986.

Junior nasceu em João Pessoa no dia 29 de junho de 1954, mas veio cedo para o Rio de Janeiro.

Chegando à Cidade Maravilhosa, o garoto chamou a atenção do treinador do Flamengo, Modesto Bria, quando disputava peladas na Praia de Copabacana. Levado para a Gávea, estreiou como profissional no ano de 1974. No início, era lateral direito, mas atuava também no meio-de-campo.

Logo um mês após sua estréia no time de cima, o jovem Junior demonstrou todo o seu talento e sua estrela. Marcou dois gols em uma partida decisiva contra o América, que foi fundamental para a conquista do Campeonato Estadual daquele ano.

Júnior

Anos depois, sob o comando de Cláudio Coutinho, Junior passou a jogar improvisado, como lateral-esquerdo. E a estrela dele brilhou mais uma vez. Por muito tempo. Nascia um dos maiores jogadores na posição na história do futebol brasileiro, comparado por muitos ao grande Nilton Santos.

Conhecido como "Capacete", devido ao seu cabelo black power, o jogador fez parte da Era de Ouro do Flamengo, e é o segundo maior ídolo da história do Clube, atrás apenas de Zico. Com muita competência, bons passes e muita habilidade, Junior foi decisivo nas maiores conquistas dos 112 anos de glórias do Flamengo. Ganhou seis Taças Guanabara, uma Taça Rio, seis Campeonatos Cariocas, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Brasileiros, a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes.

Júnior

Junior ficou dez anos seguidos no Flamengo, de 74 a 84, quando deixou o Clube para conseguir sua independência financeira, ao ir atuar no Torino e no Pescara, da Itália. Mas, como diz o ditado, "o bom filho à casa torna". Mais experiente, o "Capacete" virou "Vovô Garoto", pela velocidade e pelo ritmo que imprimia apesar da idade, e ajudou o Flamengo a conquistar a Copa do Brasil, em 1990, e o Penta Campeonato Brasileiro, em 1992, cujo grande craque foi ele. Na Seleção, Junior participou da equipe que disputou a Copa de 1982, considerada por muitos a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos, e atuou também em 1986.

Se despediu dos campos em 93, e depois ainda treinou o Rubro-Negro em duas oportunidades: de 1993 a 1994 e em 1997. Foi vice-campeão carioca em 94, e totalizou 35 vitórias, 21 empates e 20 derrotas, em 76 partidas. Pouquíssimo tempo perto dos treze anos em que vestiu o Manto Sagrado como jogador, sendo o recordista em número de jogos com a camisa rubro-negra: 874.

Nenhum comentário: