quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Craques eternos

Por Flapédia - Postado por Abraao Na Rede
Doval
Doval

Doval começou a carreira aos 13 anos, no San Lorenzo de Almagro, Argentina. Começou como goleiro, mas era um goleiro nada comum, pois gostava de pegar a bola e sair driblando os adversários. Passou depois para o meio-campo e aos 16 anos, já no time titular do San Lorenzo, passou a centroavante, a posição que não mais largou e que o levou à Seleção Argentina. Vestindo o Manto Sagrado, a torcida rubro-negra guarda dele uma imagem que jamais será esquecida: um gol no Vasco e a corrida para a beira do fosso que separava o gramado do Maracanã do povão das gerais. Era ali que Doval comemorava seus gols, cerrando os punhos e curvando o tronco para a frente. Em campo, Doval jamais refugou numa dividida. Nunca foi desleal, mas também nunca levou desaforo para casa. Duas vezes artilheiro do Campeonato Carioca, Campeão Estadual em 1972 e 1974, da Taça Guanabara em 72 e 73 e do Torneio do Povo em 70. E o primeiro grande parceiro de Zico, o argentino tinha mesmo a alma castellana. Entrava em campo sempre com muita raça, e, se preciso, dava o sangue para levar o time à vitória. Consagrado como ídolo, o atacante acabou causando uma forte decepção na torcida Rubro-Negra ao trocar o Fla pelo rival Fluminense, em 1976. Ficou nas Laranjeiras até 1978, mas o tempo curou a mágoa, e Doval voltou a ocupar o lugar de ídolo.

Lugar que foi consolidado mais ainda, infelizmente, no dia de sua morte, em 12 de outubro de 1991. Seus últimos momentos de vida foram com uma alegria proporcionada pelo Flamengo: a conquista da SuperCopa de 1991, sobre o Estudiantes, em Buenos Aires. Doval, que antes do jogo havia visitado o hotel da delegação, foi comemorar bebendo champagne em uma das mais badaladas boates da Galeria Alvear, na capital argentina. O coração não resistiu, e um enfarte levou um dos grandes símbolos da raça rubro-negra.

Atual técnico e ex zagueiro do Flamengo, Joel Santana definiu Doval como "um típico jogador argentino. Guerreiro, lutador, brigão e de excelente qualidade técnica". Em poucas palavras, conseguiu resumir o talento do centroavante.

Doval atuou no Flamengo de 1969 a 1971, depois de 1972 a 1975.

Nenhum comentário: