sábado, 18 de dezembro de 2010

Final com só um Inter: gigante de Milão encara o Mazembe

Internazionale, vacinada, tenta controlar time africano, a sensação do Mundial, na luta pelo topo do planeta

Por Alexandre Alliatti, Abu Dhabi - Postado por Abraao Na Rede

Dejan Stankovic comemora gol do Inter de Milão
Inter de Milão, com Stankovic, busca título mundial

(Foto: Reuters)

Era para ser um encontro de xarás. Não foi. A decisão do Mundial de Clubes, às 15h (de Brasília) deste sábado, em Abu Dhabi, terá apenas um Inter em campo: o de Milão, responsável por duelar com o Mazembe, sensação africana, grande atração do torneio que se despede de Abu Dhabi para retornar ao Japão. A eliminação colorada nas semifinais do Mundial redimensionou as expectativas para a decisão. O gigante italiano tenta domar a zebra da República Democrática do Congo.

O Inter de Milão vai a campo em busca de paz. A vitória de 3 a 0 sobre o Seongnam, da Coreia do Sul, já amenizou um pouco o clima no clube, pressionado pelos tropeços no Campeonato Italiano e na Liga dos Campeões. O Mazembe tenta fazer história. A inédita presença de um clube africano na decisão gerou simpatias até na Fifa. Vencer o poderoso adversário, depois de desbancar Pachuca e Inter, seria um feito raro na história do futebol.

O jogo será realizado no Zayed Sports City, que horas antes recebe também a disputa do terceiro lugar, entre o time colorado e o Seongnam. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a decisão ao vivo e os principais lances em Tempo Real. O SporTV mostra para todo Brasil.

Vacinas mexicana e brasileira

O Inter de Milão não esconde a surpresa com a ausência do xará brasileiro na decisão. E usa a eliminação colorada, casada também com a queda do Pachuca, do México, como vacina contra o salto alto antes da decisão. Os italianos dizem que se o Mazembe bateu dois favoritos, pode fazer o mesmo com um terceiro.

Diego Milito comemora o terceiro do Inter de Milão
Pandev e Diego Milito ajudaram a levar time italiano à final do Mundial (Foto: Reuters)

A equipe milanesa faz de tudo para valorizar o adversário. E se diz até feliz por participar de um jogo tão importante para o futebol africano.

- Jogar contra a primeira equipe africana em uma final é um orgulho para nós. Será algo diferente. Isso é importantíssimo também para nós, porque seremos parte da história. É uma surpresa não ter uma equipe sul-americana na decisão, sabemos como o Mundial é importante para eles, mas o Mazembe mereceu estar na final – disse o técnico do Internazionale, Rafa Benitez.

Os italianos tentam se livrar do favoritismo. Embora saibam que a pressão está com eles, buscam se colocar em posição igual à do Mazembe.

- Temos que dar méritos a uma equipe que enfrentou dois adversários que eram favoritos. Temos que ter todo o respeito e buscar o resultado em campo – afirmou o volante Cambiasso.

Rafa Benitez não poderá escalar o meia Sneijder, com lesão muscular. Com isso, deve colocar Thiago Motta no meio e adiantar Stankovic. A tendência também é pelo retorno do lateral-direito Maicon, com a saída de Chivu.

A hora da África

Muteba Kidiaba comemora vitória do Mazembe sobre o  Internacional
Kidiaba, grande atração do Mazembe, é a estrela da final do Mundial (Foto: Ag. Estado)

No ano em que o continente recebeu pela primeira vez uma Copa do Mundo, a África pode ter um clube campeão do mundo. A equipe da República Democrática do Congo vai a campo neste sábado representando todo um povo esperançoso de crescer pelo futebol. A presença do Mazembe na decisão surpreendeu o mundo, animou a Fifa e empolgou a África.

O time do goleiro Kidiaba, sensação do Mundial, ganhou o direito de sonhar até com o título. Depois de perder os dois jogos que disputou em 2009, os congoleses sonham alto. Sabem que têm uma missão muito árdua, mas se permitem imaginar campeões.

- Chegamos à final, mas não tínhamos a esperança. No último ano, perdemos as duas partidas. Tivemos que fazer esforços, vencer as partidas. Assim como a alimentação começa com apetite, o futebol começa com o gol. Temos que aproveitar as oportunidades, e aí veremos o que acontecerá na partida – disse o técnico do Mazembe, Lamine N’Diaye.

- Eu, como treinador, sonho vencer, espero alcançar e acredito nisso. Se alcançarmos, ficaremos muito felizes – completou ele.

O Mazembe deve receber a simpatia da maioria dos torcedores no estádio – muitos colorados, inclusive. E já tem todo o apoio da Fifa.

- Eu disse que sempre esperei que um dia um time africano chegasse à final. Não sou profeta. Não posso prever um resultado. Mas o fato de um time africano estar na final é uma conquista que já está na história do futebol – afirmou o presidente da federação, Joseph Blatter.

O time da República Democrática do Congo pode ter o retorno de Sunzu. Expulso contra o Pachuca, ele não enfrentou o Inter.

Do blog: Logo mais as 15:00 (hora de Brasília), vamos acompanhar a grande final do Mundial de Clubes de FIFA, de um lado a zebra africana chamada Mazembe, mas com um futebol competante que tá dando resultado, do outro o gigante italiano Inter de Milão, que busca o 3. º título mundial, acho que não teremos surpresa, pois diferentemente do que aconteceu ao Pachuca (México) e Internacional (Brasil), o clube italiano já deve saber como parar os surpreendentes africanos do Congo e a Internazionale de Milão dificilmente deixará escapar mais um título mundial. Inter de Milão Campeã Mundial - 3 a 1!

Nenhum comentário: