terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Morre Enzo Bearzot, treinador do tri da Itália na Copa Mundo de 1982

"Carrasco" do Brasil na Espanha, técnico falece aos 83 anos enquanto dormia em sua residência

Por GLOBOESPORTE.COM Roma - Postado por Abraao Na Rede

O futebol italiano está de luto. Enzo Bearzot, o treinador que levou a Itália a conquistar sua terceira Copa do Mundo em 1982, morreu na noite de segunda-feira enquanto dormia, aos 83 anos de idade. Nascido em di Joanni Ajello del Friuli, em 26 de setembro de 1927, Bearzot atuou como atleta no Inter de Milão, Catania e Torino.

Enzo Bearzot treinador campeão do mundo pela itália em 1982
Enzo Bearzot, treinador campeão do mundo pela Itália em 1982 (Foto: agência Getty Images)

Na Copa do Mundo na Espanha, após três empates na três primeiras partidas, Bearzot anunciou a lei do silêncio para a imprensa mundial, na tentativa de evitar mais críticas na época. Após o silêncio, a equipe italiana finalmente começou a jogar um bom futebol, derrotando equipes como Argentina, Brasil, na segunda fase, e vencer na semifinal Polônia e Alemanha, na final, para levantar o caneco.

Bearzot fez a Azzurra campeã do mundo e marcou nomes no futebol mundial como Dino Zoff, Gaetano Scirea, Cabrini Antonio, Beppe Bergomi, Marco Tardelli, Paolo Rossi, Giancarlo Antognoni e muitos outros. Antes da conquista do tricampeonato, Bearzot levou a Itália ao quarto lugar no Mundial de 1978, na Argentina.

Bearzot deixou a seleção depois do fracasso na Copa do Mundo de 1986, quando a Itália foi eliminado pela França, no México. O treinador comandou a Azzurra de 1975 a 1986, em 104 jogos - um recorde que permanece até hoje.

Nenhum comentário: