"Carrasco" do Brasil na Espanha, técnico falece aos 83 anos enquanto dormia em sua residência
O futebol italiano está de luto. Enzo Bearzot, o treinador que levou a Itália a conquistar sua terceira Copa do Mundo em 1982, morreu na noite de segunda-feira enquanto dormia, aos 83 anos de idade. Nascido em di Joanni Ajello del Friuli, em 26 de setembro de 1927, Bearzot atuou como atleta no Inter de Milão, Catania e Torino.
Enzo Bearzot, treinador campeão do mundo pela Itália em 1982 (Foto: agência Getty Images)
Na Copa do Mundo na Espanha, após três empates na três primeiras partidas, Bearzot anunciou a lei do silêncio para a imprensa mundial, na tentativa de evitar mais críticas na época. Após o silêncio, a equipe italiana finalmente começou a jogar um bom futebol, derrotando equipes como Argentina, Brasil, na segunda fase, e vencer na semifinal Polônia e Alemanha, na final, para levantar o caneco.
Bearzot fez a Azzurra campeã do mundo e marcou nomes no futebol mundial como Dino Zoff, Gaetano Scirea, Cabrini Antonio, Beppe Bergomi, Marco Tardelli, Paolo Rossi, Giancarlo Antognoni e muitos outros. Antes da conquista do tricampeonato, Bearzot levou a Itália ao quarto lugar no Mundial de 1978, na Argentina.
Bearzot deixou a seleção depois do fracasso na Copa do Mundo de 1986, quando a Itália foi eliminado pela França, no México. O treinador comandou a Azzurra de 1975 a 1986, em 104 jogos - um recorde que permanece até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário