terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Excluído por Luxa, Val Baiano deixa o Flamengo realizado e sem mágoa

Atacante treina à parte e lamenta forma como foi avisado sobre a dispensa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

entrevista val baiano
Val sorri ao lembrar dos gols que fez pelo Fla

(Globoesporte.com)

Val Baiano não foi a Londrina fazer a pré-temporada do Flamengo, mas desde o dia 5 de janeiro treina – quase sempre em período integral – ao lado de Petkovic, Kleberson e Correa à espera da decisão sobre o futuro. Ele faz parte da lista de jogadores que Vanderlei Luxemburgo decidiu afastar em 2011.

O atacante não questiona a decisão, no entanto, lamenta a forma que o clube escolheu para comunicá-lo O Rubro-Negro esperou até o dia 1º de janeiro para avisar ao empresário de Val, o ex-jogador Gonçalves, que ele estava fora dos planos.

A notícia o pegou de surpresa. A esposa do atacante, Déborah, está grávida de oito meses e em breve não poderá mais viajar de avião. Desta forma, o atacante teme ficar “preso” no Rio de Janeiro.

Da passagem pelo Flamengoprefere só guardar os bons momentos. Os amigos que fez, os três gols que marcou entre julho e dezembro e a realização de um sonho de menino: sair de Jequié, no interior da Bahia, para atuar no clube de coração.

Confira a entrevista do jogador:

Como você recebeu a notícia de que estava fora dos planos do Flamengo para 2011?
Val Baiano: Rapaz, para mim foi surpreendente porque vieram me comunicar no dia 1º de janeiro (os jogadores estavam de férias desde o dia 5 de dezembro e se apresentaram no dia 3 de janeiro), quando eu estava em Fortaleza. Me apresentei no dia 5 e estou treinando para ver o que resolvem. Falaram para eu me apresentar, mas não dizem quando vão resolver. Parece até que já acabou o contrato. Mas estou tranquilo e espero que decidam logo.

Alguém do Flamengo entrou em contato?
Quem me falou foi o Gonçalves (empresário). O Luiz Veloso (diretor de futebol) disse para ele que eu não estava na lista de viagem. Tudo bem, ele tem todo o direito de escolher com quem quer trabalhar. Mas fico chateado porque quando cheguei no Flamengo estava vindo de fora, sem pré-temporada... Estava confiante para começar bem. E como tinha um ano de contrato, achava que teria oportunidade. Até porque falaram que não contariam com o Diogo porque ele tinha contrato só até o meio do ano. Além disso, o o Vanderlei me procurou no ano passado para levar para o Atlético-MG. Mas tudo bem. Não guardo mágoa dele, quero tudo de bom para o Flamengo. É fácil falar que é flamenguista quando está dentro do clube. E eu não. Mesmo fora do clube serei sempre Flamengo. Só fiz amigos e vou continuar torcendo pelo clube.

O clube já tomou alguma decisão?

Flamengo não vai ter lucro me deixando separado. Se tiver que rescindir, que rescinda. Tenho luvas a receber, não me pagaram uma parcela. Tinha que ter recebido até outubro e não pagaram. Tudo isso está pendente. Tenho contrato de um ano e preciso resolver minha vida. Minha esposa está grávida, no mês que vem nasce o filho. Preciso resolver o mais rápido possível porque daqui a pouco ela não pode mais viajar de avião. Fica uma situação chata.

E a reação do grupo?
No grupo todo mundo gostava de mim. Quase todos me ligaram. Todos ficaram surpresos com minha ausência, mas fico feliz por isso. É bom que conquistei amigos. Até o médico, o Runco, falou que confiava em mim e que eu tinha tudo para ser o xodó porque era uma pessoa carismática, que a torcida gostava de mim. E quando o Vanderlei estreou fiz gol, no segundo jogo fiz mais dois e infelizmente depois me machuquei. Mas futebol a gente sabe como é. Tem vários exemplos. O Cristian saiu dispensado daqui e hoje em dia o Flamengo o procura. Andrezinho também foi assim.

Mas muito se falou que o Vanderlei queria reduzir a média de idade do grupo. Acha que sua saída foi motivada por isso?
Estou com 29 anos, sou novo ainda. Idade não tem nada a ver. Todo mundo conhece o Vanderlei. Ele tem o método dele de trabalhar e todo mundo conhece. Mas como eu falei, não tenho nada contra ele. Desejo felicidade porque ele está no clube que eu amo.

Saio daqui sem mágoa, realizado. Um cara que alcançou objetivo de infância. Poucos ou muitos, fiz gols pelo Flamengo. "
Val Baiano

O relacionamento com o Vanderlei era normal?
O Vanderlei sempre me tratou bem, mas ele tem o método dele. Onde passou sempre foi assim. Para mim, ainda é um dos melhores treinadores do Brasil. Espero que ele possa ter a sorte no Flamengo que não teve no Atlético-MG.

Mas fica uma frustração por sair desta forma?
Saio daqui sem mágoa, realizado. Um cara que alcançou objetivo de infância. Poucos ou muitos, fiz gols pelo Flamengo. Está lá minha camisa que vou transformar em um quadro. Só tenho que agradecer ao Flamengo, ao Zico, ao Rogério Lourenço, companheiros e o pessoal da comissão. Aqui é bom, todo mundo quer jogar, mas a cobrança é muito grande.

Qual foi o momento mais marcante?
Por incrível que pareça o que mais me marcou foi no momento difícil. Uma pessoa que sempre vou tirar o chapéu é o Isaías Tinoco. Ele sempre falava que era fácil comprar ações em alta, difícil era comprar em baixa. A Patrícia também tratou a todos de forma igual. Ninguém nunca virou a cara para mim. O primeiro gol (contra o Atlético-GO) você nunca esquece. Sempre vai ficar na memória.

Qual será o seu clube em 2011?
Tem algumas coisas em andamento no Brasil. Não quero sair do Brasil agora. Mas primeiro preciso resolver a situação com o Flamengo.

Nenhum comentário: