quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escritor português: 'Zico inspirou as bíblias de Flamengo e Seleção'

Jornalista Luis Miguel Pereira é fã do camisa 10 rubro-negro e, por isso, decidiu homenagear o clube da Gávea e o futebol brasileiro

Por Sportv - Postado por Abraao Na Rede

Grande craque da história do Rubro-Negro da Gávea e um dos melhores jogadores a vestir a camisa canarinho, Zico não fez apenas fãs no Brasil. O jornalista português Luis Miguel Pereira revelou que o Galinho de Quintino, hoje técnico da seleção do Iraque, foi sua grande inspiração para escrever dois livros relacionados ao futebol brasileiro: a "Bíblia do Flamengo" e a "Bíblia da Seleção Brasileira de futebol".

- Paixão que eu tenho há muitos anos
pelo futebol brasileiro e pelo Flamengo. Na década de 1980, eu era adolescente e começava a entender o futebol melhor. E eu fiquei fascinado com o Zico. O Zico é o grande responsável por esses dois trabalhos - afirmou o jornalista, convidado do "Redação SporTV" nesta quarta-feira.

Na opinião de Luis Miguel Pereira, a equipe brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982, na qual Zico era o camisa 10, era o melhor time do mundo naquela época:

Luis Miguel Pereira

- Talvez o goleiro Valdir Peres fosse o elo mais fraco
daquele time, mas todo o resto era o melhor do mundo.

Admirador do Brasil também na música, Luis Miguel também contou a história de uma matéria com o compositor Chico Buarque. A entrevista acabou dentro do gramado, com repórter e entrevistado de uniforme e chuteira:

- Eu queria fazer uma reportagem com o Politheama, o clube do Chico Buarque. Tentei através da gravadora portuguesa, da editora que publica os livros dele lá. Disseram que o Chico Buarque não gostava de dar entrevistas. Eu sabia que ele jogava às quintas e conhecia o local. Fui lá, entrei e perguntei
a um senhor no bar se o Chico jogaria. O senhor viu a câmera e ficou intimidado. Ele me disse que o Chico estava na França, seria avô em poucos dias e não iria jogar. Eu não acreditei muito, ficamos eu e o cinegrafista no carro. Dez minutos depois, chegou o Chico. Eu contei a minha historia, falei que eu tinha saído de Portugal apenas para entrevistá-lo. Era uma mentira, mas funcionou.

Chico Buarque exigiu que o jornalista português entrasse em campo:

- Você filma o jogo e eu dou uma entrevista no fim. Mas com uma condição:
você vai ter que jogar.

Luis Miguel acabou marcando dois gols contra a equipe do músico brasileiro. Na entrevista, Chico Buarque disse que se considerava melhor no futebol do que na música. O jornalista não concorda:

- Nem era preciso vê-lo jogar, bastava ouvi-lo cantar para saber que era impossível ser melhor.

Nenhum comentário: