quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fla x Palmeiras: duelo do ataque mais positivo contra defesa menos vazada

Rubro-negros, que têm 47 gols no Brasileiro e de novo sonham com título, recebem no Engenhão o Alviverde (27 gols sofridos e uma crise a resolver)

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Em momentos distintos, com sobe e desce na tabela, Flamengo e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50m, no Engenhão. O Rubro-Negro vem de uma vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense na última rodada, que fez o time de Vanderlei Luxemburgo ganhar moral, chegar a 47 pontos e ocupar a quarta colocação. Já a equipe paulista vem de derrota por 1 a 0 para o Santos, o que fez com que o Verdão caísse para a nona posição, a sua pior colocação em todo o atual Campeonato Brasileiro. O duelo também marca o encontro entre o melhor ataque do campeonato (Flamengo, com 47 gols) diante da melhor defesa (Palmeiras, com 27 gols sofridos).

O Flamengo pode ter o retorno de Ronaldinho Gaúcho, a principal estrela da companhia. O jogador volta ao Rio em voo fretado após o amistoso contra o México, na noite de terça-feira, em Torreón. Seu aproveitamento na partida desta quarta, entretanto, ainda é incerto. O time, que enfrentou o Fluminense repleto de desfalques, conta com as voltas de Willians, Airton e do goleiro Felipe. Depois de amargar jejum de dez partidas sem vitória, o Rubro-Negro engatou sequência de dois empates e três vitórias sobre América-MG (2 a 1), São Paulo (1 a 2) e Fluminense (3 a 2).

O Palmeiras busca a reabilitação, já que teve uma queda acentuada de produção no segundo turno do Brasileirão. O Verdão venceu apenas uma vez no returno, derrotando o Ceará por 1 a 0 no Canindé, pela 25ª rodada. Em nove partidas, o time de Felipão somou apenas oito pontos, sendo uma vitória, cinco empates e três derrotas. Para completar, o time entra em campo sob tensão, após o volante João Vítor ter sido agredido por torcedores no fim da tarde de terça-feira. A delegação ficou de embarcar rumo ao Rio de Janeiro apenas na manhã desta quarta-feira.

O Première transmite a partida para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos.

header as escalações 2

Flamengo: depois dos desfalques no jogo contra o Fluminense na última rodada, Vanderlei Luxemburgo conta com os retornos de Felipe, que estava doente, Airton e Willians, que cumpriram suspensão no clássico. Ronaldinho Gaúcho pegou um voo fretado para retornar do amistoso da Seleção Brasileira do México para o Brasil, mas ainda não tem escalação confirmada. Com isso, Vanderlei deve optar pela formação com Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho (Diego Maurício ou Bottinelli) e Deivid.

Palmeiras: o técnico Luiz Felipe Scolari vai abandonar o sistema com três zagueiros, que não agradou na derrota por 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. Thiago Heleno e Maurício Ramos disputam uma vaga, com vantagem para o segundo. No meio, Pedro Carmona, Tinga e Patrik brigam por um lugar na armação do ataque. O time: Deola, Paulo Henrique, Maurício Ramos, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Pedro Carmona (Tinga) e Luan; Kleber e Fernandão.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Flamengo: Luiz Antonio, que se recupera de cirurgia no ombro, segue fora do time.

Palmeiras: Marcos, poupado com dores no joelho esquerdo, fica fora do quinto jogo seguido. Valdivia, na seleção chilena, Márcio Araújo, com problemas pessoais, e João Vitor, machucado (já não havia sido relacionado antes da agressão dos torcedores), também não jogam.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Flamengo: Felipe, Gustavo, Muralha, Renato, Rodrigo Alvim, Thiago Neves, Welinton e Willians.

Palmeiras: Cicinho, Henrique, Marcos Assunção, Rivaldo e Tinga.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita a partida, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG). Ao todo, Emerson de Almeida participou de um jogo, não aplicou nenhum cartão e marcou 28 faltas e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 29ª rodada. A única partida que apitou na Série A foi Vasco 3 x 1 Ceará, pela 20ª rodada.

header fique de olho 2

Flamengo: Ronaldinho Gaúcho, que desfalcou o time na vitória sobre o Fluminense, voltou do México em voo fretado e estará à disposição de Vanderlei Luxemburgo. Resta saber quais serão as condições físicas do camisa 10 e se ele será aproveitado desde o início.

Palmeiras: recuperado de uma tendinite no joelho esquerdo, Kleber volta justamente contra o clube que quis contratá-lo no primeiro turno do Brasileirão. Em xeque no elenco e com o rival Corinthians de olho, o Gladiador precisa provar que ainda tem motivação para defender o Palmeiras.

header o que eles disseram

Thiago Neves, meia do Flamengo: “Tivemos dez jogos complicados. Se vencêssemos um, estaríamos a um ponto do líder. Agora, chegamos. Deixou chegar. É briga direta. Flamengo em jogo grande é complicado. A torcida vem junto”.

Marcos Assunção, volante do Palmeiras: “Vamos enfrentar um time que está lutando por vaga na Libertadores, então temos de ter esperanças e voltar a vencer. Sai semana, entra semana, estamos aqui lamentando tropeços. Agora está na hora de resolver o que queremos”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* A média de gols das partidas entre Palmeiras e Flamengo em Brasileiros é de 2,5 gols por jogo. Em 46 confrontos, foram marcados 115 gols.

* Apenas quatro das 46 partidas entre as duas equipes terminaram sem gols, nos anos de 1997, 2000 e 2005 no Rio de Janeiro, e este ano, em São Paulo.

* O primeiro confronto entre Flamengo e Palmeiras em Campeonatos Brasileiros aconteceu no dia 19 de setembro de 1971, no Morumbi, e foi vencido pelo Rubro-Negro por 2 a 1, gols de Samarone e Rogério. Luís Pereira descontou.

Nenhum comentário: