Por Urubublog - Postado por Abraao Na Rede
Prezado jornalista
É costumeiro ouvir dos tricolores que, nas estatísticas dos Fla-Flus, o Fluminense tem muito mais vitórias em decisões. É uma clara sugestão que o Flamengo “treme” diante do Fluminense, quando “a coisa é pra valer”. Seria, sem dúvida, uma estatística importante para o amor próprio tricolor, pois todos sabem que, em termos de vitórias, gols e campeonatos, o Flamengo é superior. Considerando o último Fla-Flu (24 de abril de 2011), as estatísticas são as seguintes:
Número de jogos: 381 Vitórias do Flamengo: 134 Vitórias do Fluminense: 121 Empates: 126 Gols do Flamengo: 559 Gols do Fluminense: 516 Campeonatos do Flamengo: 32 Campeonatos do Fluminense: 30
Mas o que dizem os tricolores?
Os tricolores dizem que, nos campeonatos cariocas de 1919, 1936, 1941, 1946, 1969, 1973, 1983, 1984, 1985 e 1995 o “Fluminense ganhou a.decisão sobre o Flamengo”. E que as decisões favoráveis ao Flamengo foram em 1963, 1972 e 1991. Em outras palavras, 10 vitórias tricolores contra 3 vitórias rubro-negras! Acachapante, não é?
Esta história corre na Internet, é repetida em blogs de futebol, aparece nas discussões de bar, e os tricolores ficam com a voz embargada quando a mencionam. Ela está até na Wikipédia!
O pior agora, é que você a colocou na primeira página do caderno de esportes, SEM VERIFICAR se ela é verdadeira!
E se você sugerir que pode haver um engano, os tricolores respondem com um “Isso é fato!”, ou então “Estes fatos têm sido ocultados pela Fla-Press!”. Ou ainda, ”Pesquise e você verá”.
Como eu tinha certeza que a maioria dos campeonatos cariocas do século passado – até o início dos anos 70 – tinha sido por pontos corridos, sempre achei estranha esta “estatística”.
Em campeonatos por pontos corridos, as decisões propriamente ditas (“senso estrito”) só acontecem em casos excepcionais, ou seja, quando dois clubes chegam ao final empatados, com o mesmo numero de pontos ou – se assim o regulamento manda – quando um ganhou o primeiro turno e o outro o segundo turno! Nestes casos, o desempate é determinado pelos pontos ganhos em uma, duas ou mesmo três partidas. Em um entendimento mais amplo (“senso lato”), pode-se também considerar que um clube “vence uma decisão”, se ele vencer a última partida do campeonato contra o rival e se este resultado lhe garantir o maior número de pontos.
Se mais de dois clubes chegam ao final empatados, temos normalmente um turno único entre os clubes para determinar qual clube será o campeão. Neste caso, já não existe “decisão”, pois ganha o clube que fizer mais pontos. O desempate é determinado pelo numero de pontos e não pelo confronto direto que chamamos de “decisão”. A exceção é quando a última partida decide o turno único através de uma vitória. Nesse caso, também temos uma decisão “senso lato”.
Resolvi então seguir a sugestão dos próprios tricolores e fui pesquisar. Usei o livro da própria Federação de Futebol do Rio de Janeiro, “História dos Campeonatos Cariocas de Futebol, 1906/2010” de Roberto Assaf e Clóvis Martins. Vejam os resultados:
1919: Campeonato simples, com turno e returno; o Fluminense foi o grande campeão, com 17 vitórias e apenas 1 derrota (para o São Cristóvão). Fez 34 pontos, contra 28 do Flamengo. O último jogo do Fluminense foi contra o América, quando ganhou por 4 x 1. O Fluminense foi o campeão por ter feito o maior número de pontos. Não houve decisão!
1936: Foram dois campeonatos, um da Liga Carioca de Futebol (LCF), ganho pelo Fluminense, e outro da Federação Metropolitano de Desportos (FMD), ganho pelo Vasco. O campeonato da LCF foi de 3 turnos. Flamengo e Fluminense acabaram o campeonato com 23 pontos cada um e houve então uma decisão em melhor de 3 jogos. Nesses três jogos, houve dois empates e 1 vitória do Fluminense. Houve uma decisão, que foi vencida pelo Fluminense.
1941: O campeonato de 1941 foi disputado em pontos corridos, por 10 clubes. Esses 10 clubes disputaram dois turnos (todos contra todos), nos quais 6 se classificaram para dois outros turnos finais (turno e returno, todos contra todos). O Fluminense somou 45 pontos, o Flamengo 44 e o Botafogo 39. A última partida foi um empate (2 x 2). Não houve decisão
1946: O campeonato foi disputado por 10 clubes (todos contra todos), em turno e returno. Houve empate no numero de pontos entre América, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Esses 4 clubes realizaram então jogos entre si (todos contra todos), em turno e returno. O ultimo jogo do Fluminense foi contra o Botafogo O Fluminense somou mais pontos e foi o campeão. Não houve decisão!
1963: Campeonato simples, com turno e returno; o Flamengo foi o campeão, ao empatar a última partida do segundo turno (0 x 0) com o Fluminense. É evidente que o 0 x 0 do segundo turno foi uma partida que levou muito publico ao Maracanã, pois era a última do returno. O Flamengo tinha 38 pontos e o Fluminense, 37. Com o empate, o Flamengo foi a 39 e o Fluminense foi a 38. Mas a partida foi apenas mais uma em um campeonato de turno e returno. Não houve decisão!
1969: O campeonato deste ano teve uma fórmula estranha, sendo disputado por 12 clubes no turno e por 8 no returno, todos contra todos. O Fluminense perdeu na última rodada para o Botafogo (3 x 1), mas fez mais pontos que o Flamengo e foi o campeão. Não houve decisão!
1972: Outro campeonato de fórmula estranha. No primeiro turno, eram 12 clubes. Depois, um segundo turno com 8 clubes e um terceiro turno, que funcionou como o returno do segundo turno (!). Assim, os 8 clubes jogaram todos contra todos. O Flamengo ganhou a Taça Guanabara, o Fluminense ganhou o segundo turno e o Vasco ganhou o terceiro turno. Estes três clubes determinaram o campeonato em um triangular de turno único. O Flamengo somou mais pontos e foi o campeão. Houve um turno único entre os clubes empatados para determinar qual clube seria o campeão. A última partida (Flamengo 2 x 1 Fluminense) foi decisiva!
1973: Foi provavelmente o campeonato com a formula mais confusa de todos os tempos. Eram 12 clubes no turno (todos contra todos), 8 no returno (todos contra todos) e 8 no terceiro turno (dois grupos de 4, um grupo jogando contra o outro grupo!). O Flamengo ganhou o turno, o Fluminense o returno e o Vasco, por ganhar uma das chaves do terceiro turno, fez uma partida extra com o Flamengo. Houve empate em tal partida e o Vasco foi eliminado. O Fluminense ganhou um ponto de vantagem por ter ganho o outro grupo do terceiro turno e, ao ganhar o jogo extra com o Flamengo, foi o campeão. Houve uma decisão, que foi vencida pelo Fluminense.
1983, 1984 e 1985: Estes três campeonatos tiveram a mesma fórmula e o mesmo processo para determinar o campeão. Foram 12 clubes, em turno e returno, todos contra todos. O campeão do primeiro turno (Taça Guanabara), o campeão do segundo turno (Taça Rio) e o clube com o maior número de pontos se classificariam para um turno único. Em 1983, o Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara, o Fluminense foi o campeão da Taça Rio e o Bangu fez a maior pontuação do campeonato. No triangular de turno único, o Fluminense fez o maior numero de pontos. Em 1984, o Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara, o Vasco foi o campeão da Taça Rio e o Fluminense fez a maior pontuação do campeonato. No triangular de turno único, o Fluminense fez o maior numero de pontos. Em 1985, o Fluminense foi o campeão da Taça Guanabara, o Flamengo foi o campeão da Taça Rio e o Bangu fez a maior pontuação do campeonato. No triangular de turno único, o Fluminense fez o maior numero de pontos. Em 1983, o jogo final foi Flamengo 2 x 0 Bangu. Em 1984, o jogo final foi Fluminense 1 x 0 Flamengo. Em 1985, o jogo final foi Fluminense 2 x 1 Bangu. Nos três campeonatos houve um turno único entre os clubes empatados para determinar qual clube seria o campeão! A última partida do campeonato de 1984 (Fluminense 1 x 0 Flamengo) foi decisiva!
1991: O campeonato foi disputado em turno e returno, por 12 clubes. O Fluminense foi o campeão da Taça Guanabara, o Flamengo foi o campeão da Taça Rio. Os dois clubes disputaram então duas partidas – um empate em 1×1 e uma vitória do Flamengo por 4×2 – e o Flamengo foi o campeão. Houve uma decisão, que foi vencida pelo Flamengo.
1995: O campeonato foi disputado por 16 clubes. Os clubes formam divididos em 2 grupos e jogaram em turno e returno. Os 4 melhores de cada grupo participaram então de um octogonal jogado em turno e returno. A última partida do octogonal (Fluminense 3 x 2 Flamengo) foi decisiva!
1996-2011: Não houve “decisões de campeonatos” entre Flamengo e Fluminense.
Conclusão: aconteceram apenas 3 decisões “senso estrito”, 2 vencidas pelo Fluminense (1936 e 1973) e 1 vencida pelo Flamengo (1991). Houve também três decisões “senso lato”, 2 vencidas pelo Fluminense (1984 e 1995) e uma vencida pelo Flamengo (1972).
Lucas Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário