sábado, 19 de novembro de 2011

Dez pecados: Felipe lembra sequência que afastou o Fla do título

Rubro-Negro passou dez rodadas sem vencer no Brasileirão e conquistou só cinco pontos em 30 possíveis

Por Richard Souza, GE - Postado por Abraao Na Rede

Felipe do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Felipe volta de suspensão e jogo neste domingo
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

No calendário de Felipe, o período entre 14 de agosto e 21 de setembro deste ano está marcado. Foi o momento em que o Flamengo ficou mais tempo sem uma vitória no Campeonato Brasileiro. Em dez partidas, o time de Vanderlei Luxemburgo conquistou apenas cinco pontos em 30 possíveis, um aproveitamento pífio de 16,6%. A equipe só voltou a vencer em 24 de setembro, contra o América-MG, por 2 a 1, no Engenhão.

Para o goleiro, foi ali que o Rubro-Negro deixou o título escapar por entre os dedos. O Fla caiu da vice-liderança para a sexta posição.

- Aquela fase foi o grande diferencial para chegarmos aqui sem lutar pelo título. Ficamos dez jogos sem vencer. Você somar só cinco pontos em 30 é complicado. E ainda assim nosso time tinha chance de ser campeão faltando cinco rodadas para o fim. A equipe começou bem o campeonato, mas essa sequência negativa nos deixou distantes. Conseguimos voltar a vencer, mas não adiantou.

Com 56 pontos, o Flamengo está em quinto, na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. Esta, aliás, virou a salvação de um ano que prometia muito, mas se aproxima do fim sob risco de ser frustrante.

- São 20 times, todo mundo tem obrigação de ganhar, todos fazem investimento. Todas as equipes oscilaram em algum momento. Algumas mais, outras menos. Nossa meta é a Libertadores, mas não é prêmio de consolação. É a possibilidade que temos. Em termos financeiros para o clube, é muito bom.

Segundo o vice de finanças Michel Levy, o clube teria um prejuízo de pelo menos R$ 5 milhões se ficar fora da competição continental.

Felipe acredita que a chance de o Flamengo ficar com a vaga é considerável. Ele ressalta que a vitória sobre o Atlético-GO, neste domingo, no Serra Dourada, será determinante.

- A gente não pode nem pensar em empatar. É um jogo de muito importância e sabemos que com uma vitória, com dois jogos em casa depois, a chance de ir para a Libertadores aumenta muito. Depois do Atlético-GO, serão dois confrontos diretos (contra o Inter, em Macaé, e Vasco, em local ainda indefinido). Se o ano está ruim por não brigarmos pelo título, vai ficar pior ainda sem vaga na Libertadores.

O camisa 1 volta ao time titular após cumprir suspensão contra o Figueirense. Vanderlei Luxemburgo deve repetir a equipe da rodada passada. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, David Braz e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid. O confronto começa às 17h (de Brasília), no Serra Dourada.

A maior sequência sem vitórias do Fla no Brasileirão:

16ª rodada - Figueirense 2 x 2 Flamengo
17ª - Flamengo 1 x 4 Atlético-GO
18ª - Inter 2 x 2 Flamengo
19ª - Flamengo 0 x 0 Vasco
20ª - Avaí 3 x 2 Flamengo
21ª - Flamengo 1 x 3 Bahia
22ª - Corinthians 2 x 1 Flamengo
23ª - Flamengo 1 x 2 Atlético-PR
24ª - Botafogo 1 x 1 Flamengo
25ª - Atlético-MG 1 x 1 Flamengo

Nenhum comentário: