sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sem Ronaldinho, Flamengo lança parceria com o Unicef

Craque era aguardado, mas só seu boneco infantil compareceu ao evento. No domingo, time entrará em campo com camisas com frases para crianças

Por Marcelo Baltar e Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

Flamengo e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) oficializaram, na manhã desta sexta-feira, na sede do clube, na Gávea, uma parceria sem fins lucrativos. O Rubro-Negro irá estampar em sua camisa a logomarca da instituição, visando construir um projeto social de âmbito nacional e internacional de longo prazo.

Ronaldinho era aguardado, mas o evento começou sem ele. A única lembrança do jogador foi a entrada de um boneco do desenho de R10 criado por Maurício de Souza para quadrinhos. O craque será julgado nesta sexta-feira, no STJD, pela expulsão na partida contra o Ceará e pode ficar fora da reta final do Campeonato Brasileiro.

Não é a primeira vez que o Flamengo sente a falta de sua principal estrela em eventos oficiais. Os dois lançamentos de uniforme neste ano aconteceram sem o camisa 10. Assim como a apresentação da maquete das obras no Ninho do Urubu.

Ronaldinho não esteve presente nesta manhã, mas não faltaram estrelas do esporte nacional e internacional. O nadador César Cielo, a ginasta Jade Barbosa e os irmãos Diego e Daniele Hipólyto, a remadora Fabiane Beltrame, entre outros, prestigiaram o lançamento da parceira, ao lado do técnico Vanderlei Luxemburgo, da presidente Patrícia Amorim, dos escritores Maurício de Souza e Ziraldo, além do diretor-executivo mundial do Unicef, Antony Lake, e da representante do Unicef do Brasil, Marie Pierre Poirer. Do futebol, além de Luxemburgo, as jovens promessas Adryan e Thomás também participaram da festa.

patricia amorim flamengo unicef (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Patrícia Amorim prometeu empenho do Fla para ajudar crianças (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

- Passaremos a adotar práticas sociais responsáveis que promovam o direito das crianças e adolescentes. Seremos parceiros em todas as ações no Brasil, na América Latina e em todas as partes do mundo onde se fizer necessário. Desejo que outros clubes assumam esse mesmo compromisso - disse Patricia Amorim.

Diretor-executivo mundial do Unicef, Antony Lake, celebrou a parceria, elogiou a presidente Patrícia Amorim pela incitativa e exaltou a grandeza do Flamengo e a importância da união das duas marcas.

- Quero agradecer a Patrícia Amorim por essa iniciativa visionária. Estou emocionado por estar na presença de tantos campeões, que serão novamente campeões nas Olimpíadas de 2016. Estou muito satisfeito de estar aqui para lançar a parceria entre Flamengo e Unicef. É uma parceria que envolve o poder, a energia e a alegria de um dos melhores clubes do mundo em prol das crianças. Juntos, o Flamengo e o Unicef não apenas promoverão os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, mas em todos os lugares do mundo. Este é o melhor momento de fazermos isso. Os olhos do mundo estão sobre o Brasil, que se prepara para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Já no domingo, na partida contra o Cruzeiro, às 17h, no Engenhão, o Flamengo entrará em campo vestindo camisas com frases alusivas ao ECA (estatuto da criança e do adolescente). Cada jogador terá uma mensagem especial no uniforme. Os números terão traços infantis, desenhados por crianças selecionadas pelo Unicef. No momento da entrada em campo, todos estarão acompanhados de uma criança.

A parceria é baseada na adesão do Flamengo ao compromisso “Meu time é nota 10”, um conjunto de dez princípios relacionados à proteção e à promoção de direitos de crianças e adolescentes – atletas e não atletas – dentro e fora do clube.

A ideia do Flamengo, que não receberá dinheiro para estampar a logomarca da instituição, é construir um projeto social de âmbito nacional e internacional de longo prazo. Atualmente, Barcelona e Boca Júniors também levam a logomarca da instituição em suas camisas.

Nenhum comentário: