sexta-feira, 29 de julho de 2011

Luxemburgo vira a página do jogão: ‘Não posso viver dele para sempre’

Técnico diz que vitória sobre o Santos foi importante para o Fla, mas lembra que a evolução tem de continuar. Time recebe o Grêmio neste sábado

Por Pedro Veríssimo e Richard Souza Rio de Janeiro - Postado por Abraao Na Rede

A vitória sobre o Santos foi épica, reforçou a confiança do grupo, deu mais credibilidade ao Flamengo, mas é assunto encerrado para Vanderlei Luxemburgo. Nesta sexta-feira, na reapresentação dos jogadores, o técnico usou parte da entrevista coletiva para virar a página do histórico 5 a 4 na Vila Belmiro. Ele não quer que o resultado importante se transforme em comodismo. Até porque neste sábado o Rubro-Negro recebe o Grêmio, no Engenhão, pela 13ª rodada do Brasileiro.

vanderlei luxemburgo   flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
Luxemburgo diz que vitória do Fla faz parte do passado (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)

- Este jogo mexeu com todo mundo, mas não posso viver dele para sempre. Trabalhamos com campeonato e não com apenas um jogo. Ele está dentro do contexto. A vitória era importante porque o Santos é um adversário direto, foi bom para dar confiança, credibilidade. Mas quero dar um off neste jogo. Se levar para amanhã, estou roubado, não ganho nada.

Vanderlei sabe quão elevado é o nível de exigência da torcida e dos críticos. Além disso, espera que a equipe evolua para se consolidar como candidata ao título ou, no mínimo, a uma vaga na Libertadores.

- Aqui no Flamengo você tem de matar um leão por dia e correr de dois, de três. Isso aqui é Flamengo. Você vai ser cobrado sempre de maneira diferente. Tem de ganhar a cada jogo. Em sete meses perdemos uma vez, fomos campeões invictos, mas o que fizemos até agora não presta. Para ganhar campeonato você tem de estar evoluindo sempre, até o fim do ano. Uma competição de pontos corridos como o Brasileiro só vai se decidir quando faltarem cinco jogos.

Luxa confirmou o retorno do volante Airton ao time. Ele ficou fora contra Ceará e Santos por ter sido suspenso pelo STJD por quatro rodadas. Depois de cumprir duas, o departamento jurídico conseguiu liberá-lo até que um novo julgamento ocorra. O camisa 55 participou de um treino técnico com os reservas nesta sexta, enquanto os titulares fizeram um trabalho regenerativo na academia. Thiago Neves não compareceu ao CT. Ele e Ronaldinho foram julgados e absolvidos pela polêmica dos cartões forçados.

O volante Luiz Antonio luxou o ombro direito na partida da última quarta-feira e não enfrenta os gaúchos. Ele fez tratamento com os fisioterapeutas e o prazo para o retorno é de pelo menos três semanas. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

O Fla tem 24 pontos e está em terceiro na tabela. A partida contra o Grêmio será às 18h30m (de Brasília).

Nenhum comentário: